O engenheiro Mario Vernazza decidiu modificar seu clássico fusca e transforma-ló em carro elétrico. O fusca elétrico alcançar velocidades de 120 km/h e rodar mais de 100 km com apenas R$ 3,50.
O mundo está cada vez mais focado em encontrar meios de mobilidade que não prejudiquem o meio ambiente, principalmente a indústria automotiva. Uma das maiores expectativas para o futuro da sustentabilidade gira em torno dos carros elétricos, que não emitem nenhum tipo de poluente direto. Por serem mais caros, montadoras trabalham ao redor do mundo na tentativa de um dia desenvolver um modelo custo-beneficio. Foi o que fez o engenheiro paraguaio Mario Vernazza, de 25 anos, que converteu um fusca elétrico com tecnologia acessível por meio da busca de peças simples ao redor do mundo.
Fusca elétrico consegue atingir 120 km/h
Após investimentos de aproximadamente US$ 15 mil em peças e testes, o Fusca 85 do engenheiro paraguaio se transformou em um fusca elétrico. A ideia não foi baseada em nenhum produto já existente e de baixo custo, comparado com outro carro elétrico.
O veículo elétrico possui 12 baterias de 170 amperes e 8 volts, que podem impulsionar o modelo a uma velocidade máxima de 120 km/h. O fusca leva em torno de 8 a 10 horas para ser carregado completamente em uma tomada residencial comum.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
Já em termos de consumo, onde um litro de etanol é o equivalente a 100 km de autonomia, o engenheiro afirmou aos repórteres que com 800 km rodados em um mês com o carro elétrico, sua conta de luz subiu apenas R$35, isto é, caso rode apenas 100 km ele gasta apenas R$ 3,50. O valor para transformar o veículo em um fusca elétrico pode parecer alto, mas certamente o motorista teria uma economia a longo prazo e ainda colaboraria com a sustentabilidade.
Brasileira também desenvolve converte seu próprio VW fusca em elétrico
O clássico VW Fusca 1972, que antes era movido a gasolina, teve seu motor trocado e se tornou um carro elétrico movido a bateria, entretanto, apesar da troca, o modelo ainda necessita de mais autonomia. A engenheira de telecomunicações que mora no Espírito Santo, Aline Santos, modificou o motor de quatro cilindros, movido a gasolina pelo motor elétrico.
A engenheira afirma que realizou a modificação, pois planejava entender melhor os motivos pelos quais os veículos elétricos possuem um custo tão alto no país, e assim adaptou seu veículo com a ajuda de amigos que também se interessaram e acreditaram no projeto do Fusca Elétrico.
Veículo da Engenheira brasileira pode ser carregado em qualquer tomada
Aline Santos afirma que um dos pontos positivos do seu veículo seria sua versatilidade de carregamento, tendo em vista que o modelo pode ser recarregado em qualquer tomada. Entretanto, o ponto negativo do modelo seria sua regulamentação.
A engenheira destacou que possui problemas para regularizar o carro elétrico no Detran, pois a quantidade de requisitos e a burocracia tornam o processo desanimador.