1. Início
  2. / Uncategorized
  3. / Engenharia x Técnico: Qual delas eu devo fazer primeiro?
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 39 comentários

Engenharia x Técnico: Qual delas eu devo fazer primeiro?

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 22/11/2017 às 07:25
Atualizado em 19/08/2022 às 05:07
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

 Para conseguir trabalho nesta área, devo fazer engenharia ou técnico primeiro? Saiba o método infalível para ter sucesso profissional.

O número de pessoas que procuram a gente perguntando qual curso fazer para iniciar suas carreiras, sobre tudo no segmento de óleo e gás é impressionante. Muitos ainda têm pouca informações do setor ou são apenas simpatizantes. Hoje quero falar um pouco sobre um questão muito recorrente: “Para conseguir trabalho nesta área, devo fazer engenharia ou técnico primeiro?”. Lembrando que este pequeno texto é baseado em experiências próprias, não sou Coach ou guru deste segmento.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que todas as profissão são importantes. Independente do grau de estudo e remuneração, é necessário haver um equilíbrio entre cargos ocupados em uma empresa ou no segmento ligado a ela. Afinal, se você têm formação profissional, é porque provavelmente não quer limpar boeiros, mas sem ele, nossas ruas seriam sujas e fedidas. Então não importa o grau de humildade ou de estudo de um trabalhador, ele é importante DIRETAMENTE para todos!

O ensino técnico tem a função de formar pessoas para um determinado segmento da indústria em pouco tempo, geralmente de 1 à 2 anos,  especializa-lo para atividades operacionais. Costuma-se abrir mais oportunidades para quem tem este grau de instrução.
Agora o superior em engenharia, dependendo da área, é necessário estudar mais de 5 anos e como geralmente ele é requisitado para cargos gerenciais e de liderança( geralmente ele é responsável pelos técnicos), seus salários são superiores se consideramos que estão na mesma empresa. O problema é que não há tantas vagas e geralmente os processos seletivos são bem concorridos.

Nosso conselho é: Se você é jovem, tem disponibilidade de tempo e não tem um ” passarinho para dar alpiste”, FAÇA os dois! Comece pelo técnico para conseguir colocação um pouco mais rápido. Já estabelecido na empresa, comece a fazer a faculdade de engenharia, pesquise sobre o plano de cargo e salários da mesma. Seja prestativo, pró-ativo e tenha um bom relacionamento com todos, faça-se ser notado que garantimos seus sucesso.

Além disso, é necessário considerar as flutuações do mercado, tendo as duas formações, o seu leque de possibilidades é maximizado de forma jamais vista! Polivalência é o segredo. O foco desta página é o mercado de petróleo e gás, por isso indicamos o artigo de “Deseja trabalhar embarcado no setor de petróleo e gás? Saiba o passo a passo definitivo
, confiram ai, vale a pena.

Inscreva-se
Notificar de
guest
39 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x