Aposta na Sunne e o avanço no mercado de energias renováveis
25/04/2023 – A Eneva, uma empresa integrada de energia, investiu R$ 5,5 milhões na Sunne, uma startup especializada na comercialização de energia limpa e sustentável para pequenos e médios consumidores no Nordeste do Brasil.
Em 2021, a Eneva já havia aportado R$ 1 milhão na Sunne em parceria com o grupo de investidores GVAngels. O investimento busca impulsionar o portfólio de atuação da Eneva no mercado de energias renováveis.
Sunne e sua proposta de contratação flexível
A Sunne oferece uma plataforma inovadora que negocia eletricidade produzida a partir de fontes renováveis e distribui essa capacidade como crédito aos seus clientes. Isso garante uma economia de até 20% ao mês na conta de luz dos clientes.
- Ceará fecha parceria bilionária com empresa chinesa para revolucionar a energia renovável no Brasil, apostando no hidrogênio verde com previsão de gerar quase 1 mil vagas de emprego
- Armazenamento de energia reinventado: o sistema BESS chega para mudar tudo! Saiba como ele supera os sistemas off-grid e oferece soluções incríveis
- Nova bateria ferro-ar é 10x mais barata que o lítio, dura 100 horas e pode revolucionar energia solar e eólica! Descubra como essa nova tecnologia vai transformar o futuro!
- Emendas bilionárias favorecem térmicas e ameaçam barateamento da energia eólica offshore no Brasil, colocando bilhões de reais em jogo e o futuro sustentável em xeque
A empresa conecta consumidores finais de energia de pequenos e médios negócios com geradores parceiros através de soluções inovadoras de comercialização e plataformas digitais.
Foco no Nordeste e expansão para outros estados
A Sunne tem como principal foco o Nordeste do país, onde opera fortemente no marketplace. A região também é uma prioridade para a Eneva, que neste ano inaugurará o complexo solar Futura I, no município de Juazeiro, na Bahia, com capacidade instalada de 670 megawatts (MW). Além do Nordeste, a Sunne também atua em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados.
O mercado de comercialização de energia está em franca expansão no Brasil. Novas regras aprovadas pelo Congresso Nacional permitirão o acesso de um número maior de consumidores a essa modalidade de contratação, onde os clientes podem escolher os fornecedores de sua preferência sem a intermediação das concessionárias. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o mercado livre de energia cresceu 7,2% em 2022 em comparação a 2021.
Eneva e sua estratégia de investimento em startups
O aporte na Sunne está alinhado com as teses de investimentos da Eneva, que busca empresas com modelos de negócios focados em economia verde, digitalização, aumento de eficiência, soluções para comercialização e monetização de recursos, e novas fontes de energia e armazenamento.
Além da Sunne, a Eneva possui em seu portfólio a Voltta, empresa de mobilidade urbana, e a Beenx, empresa one-stop-shop para a negociação de energia elétrica.