Energia solar – Brasil é primeiro no mundo a aplicar sistema híbrido para irrigação com energia solar

Roberta Souza
por
-
03-06-2020 14:08:01
em Energia Renovável
energia solar energia solar

A tecnologia beneficia principalmente produtores rurais, que aprimoram suas atividades a partir da energia solar

Brasil acaba de anunciar o primeiro sistema híbrido em aplicação de irrigação, sendo também o primeiro no mundo, com uso da energia solar. Os produtores rurais contam com a tecnologia do segmento solar que otimiza os custos com eletricidade, aumenta a produtividade e favorece a sustentabilidade nas atividades rurais.

Veja ainda outras notícias:

O sistema de irrigação é abastecido por meio de um sistema fotovoltaico, com inversores, gerador diesel e um banco de baterias para autonomia. A grande novidade do projeto é que o sistema todo opera na forma de um microgrid, que é uma microrede totalmente autônoma e estável, sem a necessidade de complementação da rede elétrica. Os inversores, o banco de baterias e o gerador a diesel operam de forma coordenada, o que garante excelente confiabilidade no atendimento das cargas.

Segundo o Portal Solar, o solar híbrido foi integrado às instalações do sistema de irrigação existente, que era antes alimentado completamente por um gerador Caterpillar, que passou a ter uma economia de 60% no consumo de diesel, após a instalação do sistema solar com baterias.

Considerando todos os benefícios, como ganho de produtividade e custos evitados, o retorno do investimento, inicialmente calculado em 6 anos, pode ser ainda mais atrativo. A estimativa é que com a solução o cliente final tenha uma redução de 60% no consumo diário de diesel.

Além disso, avaliando o projeto como todo (sistema de irrigação + energia) o cliente final poderá melhorar muito a produtividade, dobrando sua quantidade de safras por ano, a quantidade de sacas por hectare e reduzindo o custo de produção por safra.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe