A Ventos de São Vitorino e a Statkraft assinaram protocolos com intenções voltadas para a implantação de usinas de geração de energia eólica na Bahia
A Statkraft e a Ventos de São Vitorino, empresas de energia renovável, fecharam protocolos para investirem quase R$ 1 bilhão em usinas de energia eólica em Brotas de Macaúbas, Uibaí e Ibipeba, na Bahia.
Leia também
Conheça os novos investimentos para a criação de usinas de energia renovável na Bahia
Com um investimento de R$ 975 milhões, as usinas de energia eólica devem ser instaladas nos municípios de Brotas de Macaúbas, por parte da Statkraft, e Uibaí e Ibipeba pela São Vitorino, na Bahia.
Os protocolos foram assinados entre as empresas de energia renovável e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) no dia 8 de junho (terça-feira). Durante a fase de construção das usinas de energia eólica, estão previstas 330 novas vagas de emprego diretas e mais 100 indiretas. Durantes as operações do complexo de energia renovável, está prevista a geração de quatro postos de trabalho de forma direta e mais oito de forma indireta.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Secretário de Desenvolvimento Econômico se pronuncia sobre as usinas de energia eólica na Bahia
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, a Bahia se destaca entre os estados no setor de energia eólica e isso é um fator que chama a atenção de investidores e empresas de energia renovável. Além dessas vantagens, a confiança jurídica das questões com o Governo do Estado também contribuem para que novos investimentos em energia eólica cheguem na Bahia.
Leal também lembra que os protocolos assinados pelas empresas de energia renovável preveem como compromisso a promoção de cursos de capacitação e treinamentos para gerar mão de obra especializada na Bahia a ser utilizada nas futuras usinas, e também a contratação de empresas da Bahia para realizar as construções civis e a compra de insumos necessários para a implantação e operação das usinas.
Conheça as empresas de energia renovável que estão investindo na Bahia
A Statkraft é uma empresa internacional voltada para energias de fonte limpa e uma das maiores geradoras da Europa. O grupo produz energia a gás, eólica, solar e hidrelétrica, além de fornecer aquecimento urbano. A empresa possui cerca de 4.500 colaboradores espalhados em 17 países. No Brasil, o grupo controla cerca de 18 ativos de geração de energia hidrelétrica e eólica, com aproximadamente 450 MW de potência instalada.
Já a Ventos de São Vitorino é uma empresa fundada em 2012 e que possui cadastro na Solutudo no setor de Estações e Redes de Distribuição, Geração e Transmissão de Energia Elétrica. A empresa fica localizada na Rodovia Doutor Mendel Steincruch, em Maracanaú.