Empresa Startup brasileira focada no desenvolvimento de Cidades Inteligentes recebe investimento milionário para elaborar soluções ambientais

Sabrina Moreira Paes
por
-
13-05-2022 08:41:11
em Economia, Negócios e Política
Empresa Startup soluções ambientais cidades inteligentes As cidades inteligentes são o modelo ideal de sociedade, usando os recursos naturais de modo mais eficaz | Fonte: Canva Pro




Stattus4 recebe investimento de R$1,4 milhões do grupo Venture Capital no Brasil e foca em redução de perdas hídricas para sustentabilidade

A Stattus4 é um tipo de empresa Startup que visa a criação de soluções ambientais a partir da interpretação de dados sobre recursos naturais, especialmente os hídricos. Dessa forma, os distribuidores conseguem medir com maior eficácia o uso dos recursos hídricos e de gás natural e evitar perdas desnecessárias. Esse conceito de sustentabilidade faz parte das cidades inteligentes, que buscam usar seus recursos de modo mais eficaz.

A DOMO Invest, uma das gestoras da Venture Capital no Brasil, gostou do que viu e resolveu investir R$1,4 milhões nessa empresa Startup, apostando na melhoria do uso de recursos hídricos. Segundo a CEO da Stattus4, se os recursos hídricos foram economizados em uma taxa de 20%, já teremos quantidade suficiente para distribuir água potável a mais de 35 milhões de brasileiros.

Artigos recomendados

O CTO e fundados da empresa, Antônio Carlos de Oliveira Jr, ressalta também que existe ainda um grande desperdício de água nas cidades do país, por falta de monitoramento adequado. Ainda segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a água potável perdida na distribuição alcança a marca de 40,1%. É um número considerável quando se tem uma taxa de 84% dos brasileiros que possuem água tratada para consumo.

Sendo assim, eles buscaram uma forma de usar a inteligência artificial para detectar possíveis perdas dessa água potável e encontraram cerca de 7 mil vazamentos, corrigindo a tempo. Assim, conseguiram provocar uma economia de o equivalente a 43 piscinas olímpicas por dia. A figura abaixo mostra o impacto que a empresa teve na identificação de vazamentos em território nacional.

Infográfico sobre os Mais de 20 mil vazamentos já foram identificados em quase metade do território nacional | Fonte: Stattus4
Mais de 20 mil vazamentos já foram identificados em quase metade do território nacional | Fonte: Stattus4

A empresa Startup Stattus4 vai expandir os negócios internacionalmente e trazer novas soluções ambientais ainda mais precisas para monitoramento de recursos hídricos

Essa empresa Startup focada em soluções ambientais teve um crescimento impressionante de 280% ao ano e agora, com esse investimento milionário, pretende expandir o mercado para a América Latina e Portugal. Dessa forma, a empresa vai consolidar sua expansão além do território nacional, levando ainda mais longe o conceito de Cidades Inteligentes e de Inteligência Industrial.

Uma das principais melhorias da empresa Startup para os próximos anos é a do software 4Fluid IoT, que consegue identificar possíveis vazamentos hídricos e 4Gas que coleta dados sobre consumo de gás natural. Todas essas informações são coletadas, por meio de sensores e telemetria, e enviadas para um servidor em nuvem que vai permitir a análise.

A Stattus4 surgiu com o objetivo de propor soluções ambientais e identificou a necessidade de evitar perda de recursos naturais

Em 2014, pensando no conceito de cidades inteligentes, Marília Lara Marcondes e Antônio Carlos de Oliveira Jr, fundaram Stattus4, para criar soluções ambientais. No entanto, apenas com a participação de um projeto de geofone elétrico é que eles viram a importância e a dificuldade que existe para identificar dados sobre possíveis perdas de água potável, como os vazamentos.

Então, eles pensaram em adotar o uso de sensores baseados em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI) para converter os dados coletados em informação plausível. Dessa forma, eles conseguiram criar produtos capazes de evitar perdas de recursos hídricos de modo real, por meio de ações de conscientização, e aparente, com monitoramento de possíveis vazamentos e problemas na distribuição de água.

Tendo em vista a importância dessa iniciativa para a sociedade, Cesar Pinela, gestor na DOMO Invest comenta que as soluções ambientais propostas pela Stattus4 vão ao encontro de uma demanda urgente na sociedade, contribuindo para a gestão eficaz dos distribuidores de gás e água. Além disso, o uso de tecnologia da indústria 4.0 para resolver problemas coloca a empresa Startup em uma posição diretamente ligada ao conceito de Cidades Inteligentes.

Entenda um pouco mais sobre a empresa Startup Stattus4 no vídeo abaixo.

A Stattus4 tem como objetivo promover o uso racional de recursos vitais, especialmente os hídricos | Fonte: PipocaLab

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Sabrina Moreira Paes
Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com mestrado na Unicamp e doutorado em curso na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.