1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresa portuguesa quer readaptar carros a combustão e transformá-los em veículos a hidrogênio
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa portuguesa quer readaptar carros a combustão e transformá-los em veículos a hidrogênio

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/10/2021 às 14:26
OZ energia - carros a hidrogênio - veículos movidos a hidrogênio
Carros a hidrogênio – credito: Ppware/Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Diferentes modelos de carros a combustão poderão ser adaptados para se tornarem veículos movidos a hidrogênio verde, segundo a CEO da OZ Energia    

A empresa portuguesa OZ Energia, está desenvolvendo um sistema que servirá para adaptar motores de carros a combustão a se locomoverem com hidrogênio, por ser menos poluente. Diversos veículos movidos a combustão, atualmente, estão passando por uma ‘transição’ para a chamada mobilidade considerada mais ecológica. Para a OZ, é uma espécie de “contrassenso” não utilizar os carros que já existem no mercado e adaptá-los, transformando-os em veículos movidos a hidrogênio.

Leia outras notícias relacionadas

Adaptação nos carros a combustão garantirá que frotas já existentes não saiam de linha ou de mercado, se tornando menos poluentes com a utilização de ‘energia verde’

De acordo com a presidente-executiva da OZ Energia, Micaela Silva, promover a utilização de ‘energia verde’ não precisa ser sinônimo de renovação de frota automotiva da população só para que todos os carros daqui por diante tenham o selo verde.

A CEO defende que é preciso usar os carros que já estão no mercado atualmente, pois o caminho para a mobilidade sustentável não é feito através do descarte de produtos que ainda estão dentro de sua vida útil.

Por isso, há cerca de três anos, a empresa trabalha no desenvolvimento de um sistema que permite a transformação de um carro a gasolina num carro, que utilize maioritariamente o hidrogênio.

OZ Energia aposta no futuro êxito de seu novo sistema, que já está em fase inicial de testes

Segundo Micaela Silva, a empresa quer ver fontes de abastecimento de hidrogênio em todo o país. A CEO explica que depois que sua equipe se deu conta de que, para que houvesse efetivamente uma transição de carros a combustão, a veículos movidos a hidrogênio, seria necessário esperar que a frota automotiva se renovasse. Ou a opção seria criar um sistema que fosse capaz de transformar os atuais veículos em motores que consumissem hidrogênio.

O projeto está em fase de testes do eletrolisador, que é um equipamento que utiliza água para produzir o hidrogênio.

CEO da OZ Energia comenta sobre o aumento de preço do gás de cozinha durante a pandemia

A CEO da OZ Energia, após ser questionada sobre o que achava do aumento do gás de cozinha, medida adotada durante o período inicial da pandemia de covid-19, onde todos foram obrigados a ficarem confinados em casa, respondeu que este não é o caminho certo a seguir. Micaela acredita que não faz sentido comparar preço e qualidade do serviço do mercado português com outros mercados.

A CEO concluiu, dizendo que entendia que não havia tido nenhum abuso no aumento de preços, como forma de se aproveitar da situação, ou seja a pandemia, e que não foi uma questão de margens elevadas, mas sim de controlar custos nos quais o país não estava preparado, já que os riscos não foram orçamentados, como por exemplo os custos com material de proteção individual, para que seus colaboradores pudessem continuar realizando a entrega dos botijões de gás nas habitações do país.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos