MENU
Menu
Início Melhor que a energia solar: Turbina maremotriz que você pode colocar em qualquer fonte de água gera tanta energia quanto 12 painéis solares e você mesmo pode instalá-la

Melhor que a energia solar: Turbina maremotriz que você pode colocar em qualquer fonte de água gera tanta energia quanto 12 painéis solares e você mesmo pode instalá-la

12 de abril de 2024 às 15:37
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
energia renovável - energia elétrica - energia maremotriz - turbina
Gere eletricidade grátis com a hidroturbina Darrieus. Energia limpa e sustentável diretamente do seu rio local

Gere eletricidade grátis com a hidroturbina Darrieus. Energia limpa e sustentável diretamente do seu rio local

À medida que os países buscam se afastar dos combustíveis fósseis, surge a necessidade de desenvolver meios para aproveitar as fontes de energia renovável. Embora os painéis solares e as turbinas eólicas tenham sido implementados na maioria dos casos de uso, ambos os sistemas têm limitações quanto à geração de energia. Enquanto a produção de energia das turbinas eólicas depende muito da velocidade do vento, os painéis solares são efetivamente não gerativos durante quase metade do dia.

Uma turbina colocada no fluxo de água pode gerar energia continuamente, seja de dia ou de noite. Uma única turbina maremotriz pode produzir a energia gerada a partir de 12 painéis solares, afirma a empresa.

Artigos recomendados

Os rios se transformam em usinas elétricas com este dispositivo

O invento que está revolucionando tudo é o Darrieus, uma turbina maremotriz para indivíduos que converte os cursos de água em eletricidade gratuita. A empresa Idénergie permite que os lares tenham uma fonte de energia neutra em carbono e econômica. O único requisito para se beneficiar deste dispositivo é viver perto de um curso de água. Esta companhia, especializada em energias renováveis há anos, fez várias investidas na energia solar. Agora, lançou um produto diferente: uma hidroturbina para rios.

Inovação energética: Turbinas de água que você pode instalar sozinho

Desta vez, a entidade decidiu concentrar seus esforços na água. Após vários anos de pesquisa e desenvolvimento, a companhia lançou uma hidroturbina capaz de alimentar uma casa. O dispositivo é simples, consistindo de uma turbina construída em uma estrutura de metal inoxidável, ao lado de lâminas intercambiáveis. Além disso, sua aplicação também é simples. Basta colocá-la sobre o curso de um rio para que funcione.

A água é a responsável por mover a turbina e produzir energia. Está projetada para ser eficaz mesmo em águas pouco profundas e de baixa velocidade. É composta por duas turbinas do tipo Darrieus, um modelo escolhido pela sua facilidade de instalação e fabricação. Pode ser adaptada a uma profundidade de água de apenas 60 cm e uma velocidade mínima de 1 m/s.

A água é a responsável por mover a turbina e produzir energia. Fonte : Idénergie

Tecnologia Hidroturbina: Eficiência e sustentabilidade na produção de energia

Sua outra grande qualidade é o tipo de pás que a compõem. Não são muito caras de criar e são fáceis de substituir e enviar em caso de quebra. Então, basta conectar o dispositivo ao circuito elétrico para obter energia grátis. O potencial dos rios impressiona: agora podem se converter em usinas elétricas. A corrente do rio possibilita o movimento de giro das turbinas, que ativam o gerador.

Surge então uma energia que é transformada em eletricidade graças ao conversor inteligente incorporado. Esta energia transformada é transmitida através das baterias por um cabo elétrico. Falamos de baterias que se recarregam 24 horas por dia e, a partir daí, um inversor converte a corrente contínua (24-48 V DC) em corrente alternada (120 V AC) para alimentar aparelhos elétricos. Quanto à produção, possui a capacidade de produzir 12 kWh por dia, ou seja, quantidade suficiente de eletricidade para abastecer uma casa pequena.

Idénergie e seu compromisso com a energia renovável e ecológica

A companhia defende que uma única turbina fluvial em máxima capacidade pode criar a mesma energia que 12 painéis fotovoltaicos. Além disso, o gerador canadense representa uma economia anual de 50% em comparação com os custos de manutenção de um gerador a gasolina. Funciona a qualquer momento do dia.

Outro ponto positivo é que sua instalação é simples, não requer muita manutenção e permite uma instalação em rede. A instalação é feita em meio dia graças às conexões elétricas simples. Pode ser desmontada para facilitar seu transporte aos cantos mais remotos do mundo, e depois montada no local desejado. Sua instalação fácil e rápida requer apenas duas pessoas e algumas horas. Podem-se instalar várias em rede para necessidades energéticas mais importantes.

Podem-se instalar várias numa mesma seção do rio e conectá-las entre si num mesmo banco de baterias com maior capacidade para assim alimentar um estabelecimento que tenha necessidades energéticas mais importantes e até uma pequena comunidade isolada.

instalação fácil e rápida requer apenas duas pessoas e algumas horas. Fonte : Idénergie

Tecnologia sem eixo e 100% hermética impede toda intrusão de água na envoltura do gerador, limita a manutenção e assegura uma longa vida à turbina.

Além disso, o dispositivo está fabricado principalmente com metais como o alumínio e outros componentes respeitosos com o meio ambiente, o que torna a turbina a mais ecológica entre todos os produtos de energia renovável disponíveis. Estes materiais não reagem com o meio ambiente e são facilmente recicláveis, o que garante um valor sustentável ao final de sua vida útil.

A hidroturbina está equipada com um conversor inteligente que permite controlar melhor a produção de energia mediante a regulação automática da velocidade de rotação, proporcionando assim a máxima potência. Com turbinas suspensas livremente, a ausência de uma estrutura externa, e de um mecanismo de rotação diminuem os riscos de acumulação de resíduos. A turbina se põe em marcha automaticamente e pode ser monitorada à distância. Idénergie desenvolveu um novo tipo de tecnologia de gerador elétrico subaquático, altamente eficiente a baixas velocidades e completamente impermeável, graças a uma inovação que elimina o eixo de transmissão entre a turbina e o gerador. Sua impermeabilidade limita a manutenção necessária e garante uma longa vida útil do produto em qualquer tipo de água.

Além disso, um variador de velocidade integrado situado no interior da carcaça do gerador permite a conversão óptima de eletricidade, o controle da velocidade de rotação óptima, o arranque automático da turbina, a otimização contínua da potência, a capacidade de supervisão remota, o freio de emergência, etc. A instalação da turbina requer apenas três pessoas com pouca ou nenhuma experiência. Não são necessárias gruas, nem modificações do leito do rio, nem qualquer obra civil dispendiosa. O equipamento pode ser enviado a qualquer parte do mundo, desmontado numa caixa e montado à beira do rio simplesmente com chaves Allen.

Inscreva-se
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
7
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x