Denso e a construtora Obayashi já estão avançando no carregamento sem fio para carros elétricos. A nova tecnologia pode chegar ao mercado automotivo já em 2025.
A fornecedora de autopeças Denso e a construtora Obayashi estão trazendo ao mercado de carros elétricos uma nova forma de carregamento sem fio e testaram pavimentos rodoviários capazes de recuperar dos modelos enquanto estão em movimento. O intuito é fazer com que a tecnologia chegue ao mercado a partir de 2025.
Tecnologia da empresa japonesa utiliza energia por indução
Durante os testes realizados em carros elétricos no centro de pesquisa da Obayashi, em Tóquio, um carro elétrico de pequeno porte conseguiu rodar continuamente a 15 km/h em um percurso com linhas ininterruptas de bobinas elétricas que foram instaladas debaixo da superfície.
O dispositivo de carregamento sem fio da empresa japonesa utiliza uma indução de campo magnético, em que a eletricidade alimentada nas bobinas dentro da estrada geram uma corrente nas bobinas dos carros elétricos.
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
Para deixar o pavimento mais resistente e durável para a passagem dos carros elétricos, a empresa japonesa reforçou o concreto com fibra, permitindo que as bobinas sejam instaladas próximo à superfície para obter o máximo de eficiência. A Denso, por sua vez, está atuando no desempenho das bobinas e da fonte de energia para o carregamento sem fio.
Pontos que a empresa japonesa deve trabalhar para trazer tecnologia ao mercado
A instalação dessas bobinas sob o pavimento para o carregamento sem fio de carros elétricos faz com que a transmissão de energia para o carro elétrico seja menor que quando plugado a uma tomada utilizando o cabo elétrico.
Outra desvantagem é que os custos de produção também são maiores. Entretanto, o mecanismo conseguirá eliminar a necessidade de grandes baterias nos carros elétricos e ampliar sua autonomia, um fator que deve impulsionar significativamente a popularização deste tipo de veículo.
As empresas japonesas estão coletando dados de testes no curso fechado da Obayashi até março do próximo ano, para que seja possível determinar como a tecnologia de carregamento sem fio se comporta em estradas reais.
Volvo também está desenvolvendo carregamento sem fio para carros elétricos
A Volvo está realizando testes de uma solução de carregamento na Suécia que pode ampliar a capacidade de estacionar um veículo elétrico e dirigir mais tarde com a bateria já carregada, ou seja, um estacionamento que pode carregar veículos sem fio.
A tecnologia de carregamento sem fio em carros elétricos, por conta de seu tamanho e desempenho de sua bateria, é um desafio muito maior. A Volvo afirma que começará a testar estações sem fio na Suécia, com o programa de testes programado para durar três anos.
Os carregadores sem fio disponibilizarão 40 quilowatts de energia, sendo equivalente à maioria dos carregadores rápidos com fio.