Inovação de uma empresa holandesa pode revolucionar o mercado de bicicletas ao solucionar uma das maiores limitações dos pneus convencionais, oferecendo mais praticidade e desempenho
Os pneus são uma das partes mais vulneráveis de uma bicicleta. Um estudo realizado em 2023 revelou que ciclistas enfrentam um furo no pneu a cada oito meses, em média. Além disso, 79% dos ciclistas entrevistados relataram mais problemas ao utilizar câmaras de ar.
Pensando nisso, uma empresa holandesa desenvolveu o Schwalbe Airless System, um pneu patenteado, à prova de furos e sem necessidade de manutenção, eliminando a necessidade de enchimento frequente.
Material flexível e leve
No mercado, já existem pneus sólidos que evitam furos, mas com maior peso e falta de flexibilidade, comprometendo o conforto dos ciclistas ao pedalar, principalmente em estradas pavimentadas.
-
EUA alertam: Rússia estaria desenvolvendo arma nuclear orbital capaz de desativar satélites e afetar GPS e comunicações
-
Empresa desenvolve motor elétrico com torque V8, eficiência de 97% e redução de custos de 35%
-
Estes são os 7 celulares que mais deram problema no Brasil em 2024, segundo assistências técnicas e Reclame Aqui, com reparos que podem passar de R$ 2 mil para os consumidores
-
O alerta de colapso global do MIT de 1972 foi revisitado: a humanidade entra em uma década decisiva
Para superar esse problema, a Supreme Dutch optou por utilizar poliuretano termoplástico na composição do Schwalbe Airless System. Esse material tem alta elasticidade e baixo peso, permitindo que o pneu absorva impactos de maneira eficiente, garantindo um conforto semelhante aos modelos inflados.
Segundo a empresa, esse novo pneu se destaca pela capacidade de retornar rapidamente ao formato original após ser comprimido. Esse efeito de recuperação é o dobro da capacidade dos pneus sólidos disponíveis no mercado.
Longa durabilidade e possibilidade de reciclagem
Além da flexibilidade e leveza, o termoplástico poliuretano utilizado na fabricação do Schwalbe Airless System também apresenta alta resistência ao desgaste. Segundo a Supreme Dutch, o pneu permite que os ciclistas percorram mais de 10.000 km sem risco de furos e sem necessidade de manutenção.
Quando o fim de sua vida útil for atingida, o pneu pode ser devolvido gratuitamente ao fabricante para ser 100% reciclado.
Este desenvolvimento foi realizado em parceria com a marca alemã Schwalbe, que pertence à empresa Ralf Bohle GmbH. A colaboração entre as duas companhias resultou em um produto que combina inovação e sustentabilidade, oferecendo uma solução prática para ciclistas de diferentes perfis.
Para atender às necessidades do maior número possível de ciclistas, o Schwalbe Airless System foi projetado para se adaptar a diferentes tipos de aros.
O pneu está disponível em tamanhos que variam de 20 a 28 polegadas, com larguras entre 40 e 60 mm. Ele pode ser instalado em bicicletas tradicionais, bicicletas de carga e e-bikes.
Com informações de NZ.
Já tem no mercadolivre ou shopee? 😂
Meteu um macarrão daquele de natação kkkk
Vai ser bom pro grau ?