Empresa do Japão desenvolveu uma traje com ar-condicionado para reduzir os impactos de uma onda de calor que está atingindo o país. A roupa conta com uma bateria que pode durar até 11 horas.
Uma empresa do Japão desenvolveu um produto um tanto inusitado. Se trata de uma roupa com ar-condicionado para combater a onda de calor. A empresa, chamada de Kuchofuku, vem tentando ajudar a aliviar o calor sufocante, escassez de energia e restrições contra o uso de energia, por exemplo.
Kuchofuko possui 1 mil clientes que já utilizam a roupa com ar-condicionado
A demanda por roupas com ar-condicionado está se expandindo por conta dos terremotos e tsunamis, junto com o encerramento da central nuclear de Fukushima. O produto contra a onda de calor possui um design que disponibiliza dois ventiladores embutidos no revestimento das laterais, que foram desenvolvidos de forma estratégica.
A empresa do Japão conta com cerca de 1 mil empresas como clientes. Estas são indústrias siderúrgicas, construção civil e fabricantes de automóveis. O intuito da roupa com ar-condicionado surgiu após o governo do Japão definir restrições de 15% no uso de energia para conter apagões. A roupa com ar-condicionado está conectada a uma bateria de íon de lítio que os fabricantes afirmam que pode durar até 11 horas.
- Após 55 anos, a NASA prepara novos astronautas na Lua, mas primeiro pouso agora só em 2027
- Cientistas chineses desenvolvem novo método de fabricação de ferro que aumenta a produtividade em 3.600 vezes
- Um garotinho encontrou uma pedra estranha na praia — Arqueólogos disseram ser Uma ferramenta de 60 mil anos
- Por US$ 4 bilhões, Finlândia constrói primeiro “túmulo” para resíduos nucleares, localizado a quase 450 metros abaixo da superfície
A roupa com ar-condicionado do Japão está sendo comercializada por US$ 140 e ela é apenas uma parte dos produtos com refrigeração da empresa. Além deste, a companhia também conta com colchões e almofadas que possuem o sistema de malha de plástico patenteada.
Cientistas desenvolvem película refrigeradora
Se tratando de refrigeração, pesquisadores da Universidade do Colorado desenvolveram uma alternativa mais acessível: uma película que pode refrigerar ambientes sem utilizar eletricidade, mitigando os impactos de uma onda de calor. Por ser uma alternativa.
Esta película atua na filtração dos raios solares que são lançados sobre o planeta. A atmosfera torna possível que alguns comprimentos de onda vermelha, que geram calor, escapem para o espaço sem nenhum obstáculo.
O que os pesquisadores Yang e Yin fizeram foi a conversão do calor em radiação infravermelha no exato comprimento de onda que a Terra manda de volta. Além de impedir a entrada da onda de calor no ambiente, o calor interno também é liberado para a atmosfera.
O poder de refrigeração do equipamento pode chegar aos 93 W por metro quadrado. Durante a noite, a capacidade da película é ainda maior e de acordo com os desenvolvedores, apenas 20 m² do produto já seria suficiente para manter a temperatura de uma casa comum em 20 °C.
Mini ar-condicionado chega ao Brasil
O mini ar-condicionado produzido pela empresa alemã “Pro Technology”, que utiliza apenas água, é um grande diferencial no mercado.
Para atender às necessidades, o produto possui três velocidades: baixa, média e alta, conseguindo reduzir a temperatura em até 10 graus, não apenas resfriando o ar, mas também umidificando e purificando, tornando a respiração mais fácil.
O produto conta com um filtro de alta eficiência, coletando todas as impurezas do ar responsáveis por reações alérgicas. Uma das principais vantagens do mini ar-condicionado é o seu sistema silencioso, não atrapalhando na hora de trabalhar, dormir, enquanto está com os amigos ou família.