Menu
Início Empresa do Grupo Sinopec inicia obras da maior usina de hidrogênio verde do mundo

Empresa do Grupo Sinopec inicia obras da maior usina de hidrogênio verde do mundo

11 de julho de 2023 às 22:45
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Empresa do Grupo Sinopec inicia obras da maior usina de hidrogênio verde do mundo, na China 
Foto: China Petrochemical Corporation

China avança com foco no “combustível do futuro”. As obras de uma das maior es usinas de hidrogênio verde do mundo promete armazenar 210 mil m³.

A China Petrochemical Corporation, do grupo Sinopec, anunciou nesta semana o começo das atividades de sua nova usina de hidrogênio verde na cidade de Kuqa, no noroeste do gigante asiático. Trata-se da maior fábrica deste combustível em operação na China, com capacidade para a produção de 20 mil toneladas anualmente.

Nova usina terá capacidade para armazenar 210 mil m³ de hidrogênio verde

O projeto da usina, que teve início em março do último ano, é o primeiro da China a produzir mais de 10 mil toneladas de hidrogênio verde utilizando energia solar. A estimativa é que esta iniciativa reduza em até 485 mil toneladas de emissões de CO2 de dióxido de carbono por ano.

Artigos recomendados

O hidrogênio verde (H2) é chamado de combustível do futuro por ser muito mais limpo que os combustíveis fósseis e de ser abundante na Terra. Para separá-lo da água, é realizado um processo de eletrólise com correntes elétricas. Essa energia pode ser gerada por fontes renováveis, como energia eólica, hidrelétricas e solar.

Segundo a empresa responsável pela usina na China, a unidade possui capacidade para armazenar 210 mil metros cúbicos de hidrogênio verde, além de capacidade para transportar 28 mil metros cúbicos por hora. A China Petrochemical Corporation é uma das maiores refinarias de petróleo do país asiático, entretanto vem realizando grandes investimentos em energia limpa.

O grupo gera cerca de 4,5 milhões de toneladas de hidrogênio anualmente e já desenvolveu mais de 100 estações de abastecimento de hidrogênio na China. Entretanto, grande parte do combustível consumido não é totalmente renovável, visto que é produzido a partir do gás natural. 

China também está expandindo seu mercado no setor de energia solar e eólica flutuante

Em fevereiro deste ano, deu início à construção de uma usina na região autônoma da Mongólia Interior. Essa usina terá capacidade de gerar 30 mil toneladas de hidrogênio verde por ano. Com investimento de mais de US$ 800 milhões, o equivalente a cerca de R$ 3,8 bilhões, a usina deve ser uma das maiores do tipo no mundo. No mês de junho, a Estação de Energia Fotovoltaica de Kela, a maior estação híbrida de energia hídrica e solar, começou suas operações na aldeia de Kela, situada na província de Sichuan. 

O empreendimento, que tem uma capacidade de geração de 1 milhão de quilowatts, está situado a uma altitude de 4 mil a 4,6 mil metros. A área do terreno é de aproximadamente 16 milhões de metros quadrados, o que equivale a 2 mil campos de futebol padrão.

Devido a instabilidade da geração de energia solar, a complementação com energia hídrica se prefigura como uma solução viável. A energia solar, gerada pela central de Kela, na China, será conectada à central hidrelétrica de Lianghekou e, em seguida, processada para o abastecimento da rede. O projeto deve gerar um impacto positivo no avanço de indústrias como pecuária, turismo, agricultura e transporte.

Avanços no setor de hidrogênio verde brasileiro

No último mês, a União Europeia anunciou seus planos de investir 2 bilhões de Euros para o desenvolvimento da economia do hidrogênio verde no país, gerando milhares de empregos. O anúncio foi realizado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyden, após reunião com o presidente Lula em Brasília.

Segundo a presidente, a União Europeia tem como objetivo importar 10 milhões de toneladas anualmente de hidrogênio verde na próxima década. Os europeus estão em busca de um parceiro confiável, para o longo prazo e atuará com o Brasil para isso, gerando assim milhares de empregos.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar