1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Empresa desenvolve o primeiro gerador movido a energia solar com baterias de íon de sódio do mundo
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa desenvolve o primeiro gerador movido a energia solar com baterias de íon de sódio do mundo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/12/2021 às 11:58
energia solar - gerador - baterias de íon sódio - baterias -
Gerador movido a energia solar – foto: Divulgação

A Bluetti desenvolveu um gerador de energia solar inovador. O produto é o primeiro do mercado a utilizar baterias de íon de sódio, podendo aposentar as de íon de lítio

A Bluetti, fabricante norte-americana, líder mundial de instalações de energia solar, anunciou que se tornou a primeira empresa do mundo a criar e lançar um gerador que conta com baterias feitas de íon de sódio. O novo lançamento da empresa visa acabar com a predominância do domínio de íon de lítio no mercado de consumo e depender menos do mercado de lítio, que ultimamente enfrenta alguns empasses de demanda em larga escala.

Leia também

Gerador movido a energia solar com baterias de íon de sódio possui capacidade de 3 mil Wh

gerador movido a energia solar e baterias de íon sódio – Reprodução/Youtube

A novidade compõe o novo “kit” que foi apresentado pela Bluetti, que conta com o gerador movido a energia solar NA300 e as baterias B480, com os dois sendo feitos com íon de sódio substituindo o lítio.

É evidente que, por ser uma tecnologia recente, as novas baterias da empresa ainda contam com algumas limitações de capacidade. O gerador movido a energia solar NA300 conta com uma capacidade de humildes 3.000 Wh, que é bem menor que os 5.100Wh do modelo EP500 Pro, também da Bluetti. Entretanto esta tecnologia ainda está em estágios iniciais e a partir de agora a empresa norte-americana se empenhará na evolução da mesma.

Atualmente temos disponível no mercado um carregador portátil de grafeno mais rápido do mundo, que promete recarregar o celular em 7 minutos, aguenta mais de 2,5 mil ciclos de carga, ou cerca de sete anos de uso diário.

Gerador da bluetti pode suportar até dois módulos de bateria

A capacidade do gerador não deve se tornar um grande empasse para aqueles que o comprarem, pois o gerador movido a energia solar é capaz de suportar até dois módulos de baterias de íon de sódio B480 de 4.800 Wh, o que eleva a capacidade total do gerador para 12.600 Wh.

Com esse lançamento, a empresa busca não apenas inovar no setor de baterias e geradores, mas também ser menos dependente do mercado atual de lítio, que vem sofrendo diversos problemas devido à alta demanda. Realizar a troca do lítio para as baterias de íon de sódio pode gerar várias vantagens para empresa, principalmente, pelo fato dele ser até 1000 vezes mais abundante na crosta terrestre.

A Bluetti anunciou que dará mais informações sobre o novo gerador e as baterias de íon de sódio durante a Consumer Electronics Show (CES), que acontecerá nos dias de 5 a 8 de janeiro do próximo ano.

Conheça a empresa

Após 10 anos de pesquisa e trabalho no setor de armazenamento de energia, em 2019, Wondar Law e Jame Ray se encontraram na Califórnia e partiram com a visão de criar uma central elétrica portátil minimalista que faria parte da vida de muitos americanos.

Os primeiros produtos da Bluetti, EB150 e EB240, foram lançados na Amazon em julho de 2019 e tem sido bem acolhidos pelos consumidores de lá pra cá. Um ano depois, a empresa lançou seu principal modelo, o AC200 como um projeto crowdfunding e arrecadou quase 7 milhões de dólares em apenas dois meses. Ao mesmo tempo, após de sair de Los Angeles para Denver, a empresa se estabeleceu em vegas, Nevada, onde está sediada atualmente.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos