Um novo conceito de edifício que gera energia limpa. O empreendimento usa a energia das ondas e energia solar para se sustentar e oferecer diversas vantagens.
Um resort futurístico que, simultaneamente, é uma usina de geração de energia limpa. Este é o projeto Resort de Energia Hidrocinética do escritório Margot Krasojevic Architects, construído na Costa Noroeste da Escócia.
A ideia central é que o edifício combine turismo com geração de energia das ondas. O empreendimento foi desenvolvido para ser estruturado em uma plataforma flutuante, desenvolvida de aglomerados de colunas ocas hexagonais, parecidas com balastros, que são equipados com turbinas reversíveis duplas verticais que podem ampliar a área do resort.
Turbinas serão construídas com concreto geopolímero marinho
A forma das turbinas, que geram energia limpa, tem como base as costas rochosas vulcânicas de basalto, gerando níveis diferentes de altura e piscinas rochosas fechadas, estas são ocas, permitindo que a água do mar entre à medida que a maré sobe para mover as turbinas e gerar a famosa energia das ondas.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
A estrutura oca aberta possui as características de um gêiser marinho. O intuito é que a água do mar entre, forçando a subida dos seus eixos verticais, gerando uma pressão hidrocinética para que as turbinas sejam acionadas.
Este gêiser artificial é articulado a partir da estrutura principal e da paisagem, se ajustando às condições climáticas e do mar para a geração máxima de energia limpa. O objetivo principal é que o grupo de turbinas de geração de energia das ondas sejam construídas utilizando concreto de geopolímero marinho para massa e resistência de baixa densidade, disponibilizando movimento e resiliência com dados mínimos ao tecido, intempéries ou desgaste.
Já a composição do edifício conta com uma estrutura de dossel, desenvolvida em aço galvanizado, sendo leve e resistente à ferrugem, mas forte o suficiente para aguentar os painéis revestidos de policarbonato e acrílico, além de uma estrutura treliçada que pode alcançar grandes áreas sem necessitar de colunas internas, proporcionando um espaço aberto flexível.
Edifício de energia das ondas pode gerar até 1 MW de potência com energia solar
Segundo o escritório Margot Krasojevic Architects, a tipologia do edifício está dentro das funções de resort e usina para disponibilizar acessibilidade ao litoral e disponibilizar instalações recreativas aos turistas a, protegendo o ecossistema e o habitat natural. As colunas revestidas de madeira, por exemplo, disponibilizam um sistema de filtragem que protege o mar dos poluentes da construção.
Outro recurso essencial que foi instalado no edifício é a geração de energia limpa através de painéis solares. Com imensa exposição ao sol e à luz refletido, a estimativa é que o edifício de energia das ondas poderia gerar 1 MW de energia para mil residências no continente escocês, isto é, não só geraria energia limpa para seu funcionamento como enviaria energia para a terra firme.
Empreendimento visa regenerar o litoral
Ainda de acordo com os arquitetos, um dos objetivos do projeto do edifício que utiliza energia das ondas é utilizar a arquitetura para proteger e regenerar o litoral. Por ora, o projeto é apenas um conceito, sem estimativa para ser construído, entretanto, a arquitetura Margot Krasojevic vem atuando em projetos variados que envolvam a inclusão de fontes de energia limpa e tecnologia na arquitetura.
Krasojevic crer que uma estratégia de design interdisciplinar é essencial para a arquitetura que propõe novas tipologias, que refletem o ambiente em constante mudança.
Vale destacar que diversos outros projetos buscam gerar energia através da energia cinética das ondas, como é o caso da CorPower Ocean, empresa sueca referência no segmento de sustentabilidade, que está desenvolvendo uma ótima solução para gerar energia limpa através da energia do mar.