1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Empresa desenvolve caixa que usa a energia solar para expandir energia limpa e barata ao redor do mundo
Tempo de leitura 2 min de leitura

Empresa desenvolve caixa que usa a energia solar para expandir energia limpa e barata ao redor do mundo

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/05/2022 às 13:53
energia limpa solar painel solar
Créditos da imagem: Mariano Silva/PowerBlox

Caixas solares parecidas com LEGO estão sendo produzidas por uma empresa na Suíça. A técnologia pode aumentar a oferta de energia limpa em países pobres ao redor do mundo

Uma empresa da Suíça vem trabalhando em um equipamento revolucionário que pode mudar a forma que países pobres ao redor do mundo lidam com a energia limpa. De longe, a PBX-200, equipamento desenvolvido pela Power-Blox, parece com uma caixa térmica que você leva para um fim de semana na praia. Todavia, ela é exatamente o oposto do que se parece à primeira vista.  

A caixa solar possui baterias que são alimentadas com painéis solares portáteis. A inspiração dos projetistas veio de um cardume de peixes, já que o equipamento também carrega as características de crescer, dividir ou reagrupar, assim como um cardume.  

O sistema de caixas solares tem uma grande vantagem em relação a outras tecnologias que usam a energia solar. A principal delas é que para aumentar a quantidade de energia disponível para alimentar uma comunidade, os blocos podem ser conectados facilmente uns aos outros, criando uma espécie de mini rede elétrica. 

O sistema PBX-200 é composto por cubos de energia com baterias embutidas. A tecnologia tem baterias com chumbo ou íon de lítio no seu interior. Cada caixa solar tem a capacidade de gerar até 200 watts de corrente alternada. 

O equipamento pode ser alimentado por uma unidade de energia solar ou qualquer outro tipo de fonte de energia limpa. Apenas uma unidade já possui a capacidade de suprir as demandas de uma residência comum.  

energia limpa solar painel solar
Caixa elétrica em funcionamento na África: MARIANO SILVA/PowerBlox

Outro lado muito positivo do equipamento é que o seu manuseio não precisa de conhecimento técnico especializado. Quando se aumenta a necessidade de energia, os PBX-200s podem ser conectados um ao outro em poucos minutos. 

O sistema PBX-200 é um dos mais avançados do mundo 

A tecnologia tem uma enorme vantagem em relação a equipamentos semelhantes, podendo ser instalado em países pobres e áreas remotas ao redor do mundo. A empresa já forneceu cerca de 2.000 blocos de energia ao redor do mundo, auxiliando no fornecimento de energia renovável em lugares isolados do mundo. 

Um dos grandes obstáculos para o crescimento do uso da tecnologia em regiões remotas e pobres do mundo são os preços das baterias. No entanto, os pesquisadores já estão trabalhando em formas para torná-la ainda mais sustentável e barata.  

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos