Caixas solares parecidas com LEGO estão sendo produzidas por uma empresa na Suíça. A técnologia pode aumentar a oferta de energia limpa em países pobres ao redor do mundo
Uma empresa da Suíça vem trabalhando em um equipamento revolucionário que pode mudar a forma que países pobres ao redor do mundo lidam com a energia limpa. De longe, a PBX-200, equipamento desenvolvido pela Power-Blox, parece com uma caixa térmica que você leva para um fim de semana na praia. Todavia, ela é exatamente o oposto do que se parece à primeira vista.
A caixa solar possui baterias que são alimentadas com painéis solares portáteis. A inspiração dos projetistas veio de um cardume de peixes, já que o equipamento também carrega as características de crescer, dividir ou reagrupar, assim como um cardume.
O sistema de caixas solares tem uma grande vantagem em relação a outras tecnologias que usam a energia solar. A principal delas é que para aumentar a quantidade de energia disponível para alimentar uma comunidade, os blocos podem ser conectados facilmente uns aos outros, criando uma espécie de mini rede elétrica.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
O sistema PBX-200 é composto por cubos de energia com baterias embutidas. A tecnologia tem baterias com chumbo ou íon de lítio no seu interior. Cada caixa solar tem a capacidade de gerar até 200 watts de corrente alternada.
O equipamento pode ser alimentado por uma unidade de energia solar ou qualquer outro tipo de fonte de energia limpa. Apenas uma unidade já possui a capacidade de suprir as demandas de uma residência comum.
Outro lado muito positivo do equipamento é que o seu manuseio não precisa de conhecimento técnico especializado. Quando se aumenta a necessidade de energia, os PBX-200s podem ser conectados um ao outro em poucos minutos.
O sistema PBX-200 é um dos mais avançados do mundo
A tecnologia tem uma enorme vantagem em relação a equipamentos semelhantes, podendo ser instalado em países pobres e áreas remotas ao redor do mundo. A empresa já forneceu cerca de 2.000 blocos de energia ao redor do mundo, auxiliando no fornecimento de energia renovável em lugares isolados do mundo.
Um dos grandes obstáculos para o crescimento do uso da tecnologia em regiões remotas e pobres do mundo são os preços das baterias. No entanto, os pesquisadores já estão trabalhando em formas para torná-la ainda mais sustentável e barata.