A SES está desenvolvendo uma nova bateria para carros elétricos a base de sal, que além de dobrar a autonomia dos veículos elétricos consegue ser mais segura que as de íons de lítio
Os carros elétricos já impressionam por ofertarem autonomias incríveis, como é o caso do novo Tesla Model S Plaid Plus, que consegue ofertar 836 km com apenas uma única carga. Entretanto, a SES anunciou a criação de uma solução de bateria a base de sal ainda mais promissora para os elétricos que promete ofertar até o dobro de autonomia com um componente com volume igual ou até menor que os tradicionais.
Leia outras noticías relacionadas
Saiba como funciona a nova bateria para carros elétricos a base de sal
A nova tecnologia da SES, que pode dobrar a autonomia dos veículos elétricos, ainda utiliza células de íons de lítio, entretanto sem o grafite do ânodo, que é responsável por captar os íons de lítio durante o carregamento da bateria.
O grafite foi substituído por ânodo de lítio de metal puro, que precisa de menos espaço e consegue ofertar uma melhor autonomia aos carros elétricos. Um dos empasses era evitar a formação de detritos, sendo assim a empresa utilizou uma abordagem híbrida revestindo o ânodo com um composto proprietário, além de um eletrólito líquido saturado com uma forma de sal para que a segurança da bateria de carros elétricos seja garantida.
- Volkswagen T-Cross 2025 revoluciona o mercado: SUV mais vendido chega com faróis full-LED, motor turbo de 150 cv e tecnologia de ponta!
- Uma Harley Davidson dos anos 1950 foi descoberta por acaso, mas o verdadeiro prêmio surpreendeu ainda mais os sortudos
- Motor a água de 400 CV e 6.500 RPM já funciona: o fim dos combustíveis fósseis pode estar mais perto do que pensamos
- Novo carro da Chevrolet por R$ 60 mil? Mini SUV brasileiro é muito mais barato que Yaris Cross e promete abalar o mercado
De acordo com o CEO da SES, Qichao Hu, este novo líquido com base de sal é muito estável em um metal de lítio, muito seguro, não volátil e não inflamável, além de também não ser orgânico.
SES utiliza sistema com IA para detectar falhas em baterias de carros elétricos
Para garantir a segurança da bateria com base em sal, um avaliador perfurou o componente com um prego e ele não incendiou, algo impossível de ser feito com uma bateria de íon de lítio convencional. Sendo assim, o sistema pode utilizar formas de reparo automático com um carregador adequado ou ainda recomendar a troca da bateria antes que um acidente ocorra.
Além disso, a empresa também destaca que atualmente, utiliza um sistema com inteligência artificial para identificar possíveis falhas e defeitos em seus componentes e planeja implementar esse sistema em carros elétricos. Por ora, a empresa está em negócios com montadoras como GM, Geely, Hyundai, SAIC e Foxconn, para levar a sua nova tecnologia aos carros elétricos.
O CEO da empresa afirma que os protótipos devem estar completamente otimizados para serem utilizados até o fim do próximo ano. Uma fábrica da SES ainda está sendo implementada em Shangai e deve ser finalizada por volta de 2023. Os primeiros carros elétricos com as novas baterias com base em sal devem chegar ao mercado em 2025.
Baterias em estado sólido
As baterias de estado sólido, que são esperadas pelo setor há algum tempo, estão começando a engatinhar nos testes. A Solid Power, formada pela Ford e BMW, definiu o início da primeira produção teste do novo componente para 2022.
As baterias em estado sólido tem ganho destaque e estão sendo vistas como o futuro para os carros híbridos e elétricos. Apesar de sua produção ser um pouco dificultada, a tecnologia oferta uma densidade de energia maior, contam com uma maior vida útil e ainda reduzem os custos de produção.