1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Empresa de Energia Solar discute a criação de um projeto de parque solar flutuante em Tocantins
Localização TO Tempo de leitura 2 min de leitura

Empresa de Energia Solar discute a criação de um projeto de parque solar flutuante em Tocantins

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/10/2020 às 12:27
energia solar - parque solar - Tocantins
parque de energia solar flutuante em TO

Moradores de Tocantins apostaram na energia solar como solução para período de seca e também como forma de redução de gastos com contas de luz.

Durante o período de seca em Tocantins, a procura por painéis de energia solar aumentou 30%. Os moradores que possuem painéis solares em suas residências afirmam que a energia solar é energia de baixo custo e de forma mais ecológica, e uma empresa deseja agora instalar um parque de energia solar flutuante.

Leia também

Secretarias de Tocantins se reúnem para discutir o projeto

Na ultima terça-feira (29) o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) receberam alguns representantes da empresa Energia solar LM, que serão responsáveis pela retirada do parque solar do papel.

O projeto visa atender os produtores rurais, mas também pode acabar beneficiando alguns moradores da região. A técnica a ser utilizada é uma técnica nova no Brasil, painéis solares flutuantes que ficarão planando sob a agua e gerando energia solar para os agricultores da região.

Pequena usina de energia solar flutuante

Como mencionado anteriormente, esse tipo de tecnologia, já é utilizada em outros países, principalmente em lagos, lagoas e estações de tratamento de águas. O objetivo de uma usina solar flutuante em alguns casos é produzir energia para o bombeamento de água que será destinada a agricultura.  

Mas, não se trata apenas disso, a energia produzida por esse tipo de usina também contribui para a diminuição da taxa de evaporação dos reservatórios e até para a redução da proliferação de algas, em decorrência do sombreamento. Uma usina de energia solar flutuante é uma central geradora de energia movida pela luz do sol, assim como uma usina solar em terra, porém instalada sobre a superfície da água.  

Para isso, é necessária a utilização de flutuadores, que são as estruturas que suportam os módulos (placas) solares sobre a água. Uma placa fotovoltaica pode pesar até 25 kg, por isso essas estruturas devem ser bem resistentes.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos