Para aprimorar o setor de postos de recarga para carros elétricos no território nacional, a Tupinambá fechou parceria com o Carrefour para instalar pontos de recarga em 40 estacionamentos dos supermercados
A Tupinambá, uma das empresas líderes em postos de recarga para carros elétricos do Brasil, fechou parceria com o Carrefour para a instalação de 40 estações de recarga em estacionamentos da rede de supermercados até o final do próximo ano. As cinco primeiras já estão em pleno funcionamento em São Paulo, mais precisamente no Jardim Pamplona Shopping, no Butantã Shopping, nos hipermercados do Tatuapé e do Brooklin e no Carrefour unidade Villa Lobos.
Leia também
Estações de recarga para carros elétricos conta com carregadores de 22 kW
As estações de recarga do Carrefour contam com carregadores semi rápidos de 22kw e uma tela de 55 polegadas para veiculação de publicidade. São os anunciantes que custearão a operação dos carros elétricos, inicialmente gratuita para os clientes dos supermercados do Carrefour.
Atualmente no Brasil há cerca de 65 mil carros elétricos e híbridos circulando, com metade das recargas feitas em estações particulares e no ambiente residencial. Além da escassez de fomentos e o custo mais elevado dos elétricos, a ausência de postos públicos para as recargas, como as do supermercado, é um grande empasse para a evolução do mercado.
- Fiat Toro: de picape poderosa a bebedora de combustível? A insatisfação dos proprietários explode
- Nova lei de trânsito traz multa imperdoável, suspensão de 12 meses da CNH e vira pesadelo dos motoristas brasileiros
- Nova Ford Ranger elétrica chega ao mercado para surpreender e desbancar a Toyota Hilux: lançamento revolucionário promete mudar o jogo no mercado de picapes elétricas
- Os 05 carros usados surpreendentes que valem cada centavo: descubra os carro populares mais recomendados que são verdadeiros achados e fazem sucesso entre os compradores!
Os Estados Unidos, já conta com 100 mil pontos de recarga para carros elétricos espalhados, enquanto o Brasil, parece ainda estar em uma fase quase experimental, com recarga ainda ofertada de forma patrocinada, geralmente sem custos ao motorista.
Tupinambá lança app para identificar postos de recarga
Como uma das principais empresas nesta área no Brasil, com aproximadamente 100 unidades, a Tupinambá identificou um total de 750 pontos públicos no país de vários fabricantes.
Este é o número de postos de recarga que são apontados em um app voltado para motoristas de carros elétricos que foi lançado pela própria empresa e vem incluso em alguns modelos de veículos elétricos. O aplicativo auxilia motoristas a encontrarem pontos espalhados pelo Brasil, realizar cobranças e também reservar horário quando o serviço é disponibilizado, o que ocorre em pelo menos 10% dos pontos. Um dos maiores empasses para a instalação de pontos de recarga para carros elétricos é o modelo de negócio.
Nesse cenário atual em que a recarga para modelos elétricos ainda é ofertada, especialmente, de forma gratuita, as propagandas ainda tem sido um grande incentivador.
Carrefour e Tupinambá se pronunciam sobre a nova parceira
No negócio com o supermercado Carrefour, a empresa ofertará o espaço gratuitamente e a Tupinambá entra com seu equipamento de recarga e o custo total de energia. As empresas também dividem as receitas com propagandas no outdoor digital.
De acordo com a Gerente Comercial do Carrefour Property, Patrícia Lima, a parceria busca ofertar uma conveniência para os clientes para poderem abastecer seus carros elétricos enquanto fazem compras no supermercado. De acordo com Davi Bertonello, CEO e fundador da Tupinambá, o Brasil ainda não conta com uma legislação ou padronização de formas de cobrança.
Alguns shoppings que oferecem postos de recarga cobram por tempo de uso. Entretanto, cada modelo de automóvel leva um tempo específico para recarregar, e infelizmente isso acaba gerando uma distorção no valor final.