1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresa de carros elétricos desenvolve 4×4 com espaço para oito pessoas e autonomia de 1.000 km com uma única carga
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa de carros elétricos desenvolve 4×4 com espaço para oito pessoas e autonomia de 1.000 km com uma única carga

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/02/2022 às 10:42
carros elétricos - empresa - 4x4 - autonomia - única carga - carro eletrico
‘Tesla da Noruega’ revela o Fresco XL com 1.000 km de autonomia – foto: Insideevs/UOL

Uma empresa norueguesa de carros elétricos desenvolveu uma 4×4, chamada de Fresco XL, que pode entregar até 1 mil km de autonomia com uma única carga e ainda pode devolver energia à rede elétrica

A Fresco Motors, uma startup norueguesa, anunciou seu novo carro elétrico, uma 4×4 chamada de Fresco XL, voltada para off-road, capaz de transportar até 8 pessoas e com uma autonomia de 1 mil km em apenas uma única carga. A empresa não entrou em detalhes técnicos do seu modelo, mas sabemos que seu design, com certeza, é inovador. A bateria do carro elétrico é chamada pela empresa de extragrande, tanto que deve ser empilhada duas vezes para que a 4×4 consiga capacidade máxima de armazenamento.

Leia também

Conheça o carro elétrico da Fresco Motors que pode ser utilizado como bateria para devolver energia à rede elétrica

https://www.youtube.com/watch?v=ZHUTpTJZEKw
Fresco XL – Veículo Elétrico com Alcance de 1000km | Fresco CrossOver EV | AutoAspectos – reprodução/Youtube

A 4×4 da empresa conta com um motor elétrico atuando em cada eixo. O CEO da Fresco Motors, Espen Kvalvik, afirma que assim adquire-se uma melhor tração em estradas escorregadias, além do veículo atuar em off-road.

De acordo com o COO e Membro do Conselho da Fresco, Adrian Kristofer Locklindh, para que uma alta eficiência energética e uma maior autonomia sejam garantidas, o modelo será equipado com aros aerodinâmicos. A empresa também menciona outras formas possíveis de utilizar o carro, como, por exemplo, uma espécie de “bateria” em casos de falta de energia, e também como um veículo de campo.

Segundo Locklindh, no caso do proprietário precisar de energia, basta conectar a 4×4 à rede da casa. Por conta de sua grande bateria, ele funcionará principalmente como uma unidade de backup.

4×4 elétrica custará cerca de 100 mil euros

A startup norueguesa publicou um vídeo no Youtube exibindo um pouco mais sobre o que os clientes podem esperar do carro elétrico. As pré-encomendas já estão abertas por 1 mil euros. Entretanto, o carro elétrico 4×4, quando finalizado, custará cerca de 100 mil euros, cerca de R$ 600 mil, sem levar em conta os valores de taxas e impostos.

A Fresco Motors deu início às suas atividades em 2017 e já havia revelado um carro-conceito, nomeado de Reverie, que nunca chegou em produção em grande escala de fato.

Seu nome veio em homenagem ao engenheiro social, autodidata projetista industrial, escritor, futurologista, professor e inventor Jacque Fresco, que atuou nas mais diversas áreas, desde inovações biomédicas até sistemas sociais totalmente integrados.

Mercado de carros elétricos se desenvolve e subsidiária da gigante chinesa CATL lança bateria em formato de barra de chocolate

A empresa CAES, subsidiária da gigante chinesa CATL, desenvolveu uma espécie de bateria em formato de barra de chocolate que recebeu o nome de Choco-SEB. A ideia da empresa é deixar um pouco de lado a tentativa de ofertar mais autonomia com baterias mais densas e potentes, mas sim oferecer a troca do componente em postos, em um processo que pode levar apenas 1 minuto.

Segundo a empresa, com a troca dos módulos descarregados por outros completamente carregados, é possível recuperar até 200 km de autonomia. A empresa ainda não tratou o valor. Cada cliente poderá alugar até três módulos de baterias e também afirma que os componentes são pequenos e com uma alta densidade de energia.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos