As fábricas de reciclagem no Canadá e Rochester, em Nova York, têm capacidade para recuperar dezenas de milhares de toneladas de baterias gastas a cada ano, removendo o lixo e ajudando na criação de uma economia de baterias semicirculares. As baterias de íon de lítio são comumentes utilizadas na produção de produtos eletrônicos e veículos elétricos.
A Li-Cycle é uma empresa focada em resolver o problema global da bateria de íon de lítio no fim da vida útil. Eles criaram um suprimento secundário de metais essenciais para a bateria para atender à crescente demanda, ao mesmo tempo que contribuem com um futuro mais sustentável para o planeta. Utilizando um método que pega emprestado o indicativo de chamada da tabela periódica para o lítio, a empresa afirma que seu método de reciclagem patenteado “Spoke and Hub” é econômico, permitindo que os fabricantes de baterias realmente comprem material reciclado.
As baterias de íon de lítio, independentemente do tamanho ou formato, são decompostas por um processo mecânico que resulta em duas linhas de matéria-prima destes materiais valiosos. A primeira é a linha de resíduos de cátodo e ânodo em um pó preto que consiste em lítio, níquel, cobalto, grafite, cobre e alumínio. A segunda é a sucata de alumínio e cobre das folhas isolantes ou condutoras.
O resíduo de pó preto é então enviado para outro processo de recuperação, que produz carbonato de lítio de alta qualidade com a pureza necessária para ser usado como precursor e produtor de cátodo, fechando efetivamente o ciclo desses gramas de lítio. Neste processo, sulfatos de cobalto e níquel também são produzidos.
A empresa está atraindo grandes investidores, inclusive do Canadá, em busca de fontes sustentáveis de lítio e outros minerais, afinal a mineração que os reúne é uma importante fonte de emissões, às vezes de desmatamento, e até de conflitos regionais.
A gigante de fabricação de dispositivos LG espera investir US$ 50 milhões na Li-Cycle, bem como em baterias de lítio suficientes para colher 20.000 toneladas de níquel em 10 anos.
Poucas semanas antes, foi anunciado que a Arrival, fabricante de ônibus, vans elétricos e outros veículos elétricos, que possui micro fábricas geridas por inteligência artificial, assinou um contrato exclusivo de circuito fechado com a Li-Cycle para fornecer baterias para seus veículos, bem como para reciclá-las ao final de sua vida, além de fornecer materiais para a próxima geração de baterias, classificando-as de acordo com alguns especialistas como “bateria verde”.