Fabricante chinesa Higer Bus produzirá ônibus elétricos em SP

Valdemar Medeiros
por
-
17-11-2021 13:53:11
em Automotivo, Veículos Elétricos
fabricante chinesa - SP - ônibus - ônibus elétrico O modelo escolhido foi o Azure A12BR, que será incorporado experimentalmente à frota de ônibus do município de São Paulo – crédito: Automotive Business

Planejando se instalar em território brasileiro, a chinesa Higer Bus fará testes com seu modelo de ônibus elétrico em SP. O modelo conta com 12,2 metros e consegue transportar até 70 passageiros

A fabricante chinesa de ônibus elétricos Higer Bus, confirmou seus planos de dar início à produção de veículos no Brasil em 2023, depois da fase de importação regular dos primeiros veículos a partir do primeiro semestre do próximo ano. Ainda este ano, a chinesa iniciará os testes de rodagem no Brasil. O modelo de ônibus elétrico eleito foi o Azure A12BR, que será incorporado à frota de ônibus de São Paulo (SP), de forma experimental. O teste do veículo nas ruas será realizado pela SPTrans, que é responsável pelo controle do transporte público do município.

Leia outras notícias relacionadas

Conheça melhor o ônibus elétrico da chinesa Higer Bus

HIGER BUS AZURE A12BR [CLIP EXCLUSIVO!] – crédito: Reprodução/Youtube

O modelo conta com 12,2 metros de comprimento e é totalmente movido por baterias elétricas. Sua capacidade é de até 70 passageiros, sendo equipado com piso baixo, ar-condicionado, suspensão a ar, carregadores USB para os passageiros e a possibilidade de conexão à internet através de Wi-Fi.

O ônibus elétrico da fabricante chinesa conta com uma autonomia de 270 km e seu tempo de recarga é de 3 horas. Na primeira fase, os ônibus elétricos da Higer Bus serão importados para SP por meio da empresa de soluções de transporte limpo, TEVX Motors, criada para prestar serviços de pós venda e de peças de reposição e também para a importação de veículos.

Ao lado de fornecedores de componentes baseados no Brasil, um programa de transferência de tecnologia terá início em janeiro, além do treinamento dos motoristas e equipes de manutenção.

Fabricante chinesa aplica investimento de US$ 10 milhões na América do Sul

De acordo com o diretor geral da Higer Bus para América do Sul, Marcelo Barella, a chinesa se comprometeu em fazer investimentos iniciais no valor de US$ 10 milhões ao lado do C40, no projeto Zebra, para a criação de infraestruturas de produção de modo que o grande potencial do mercado brasileiro pudesse ser atendido.

O C40 Cities é um grupo das maiores cidades do mundo de lideranças climáticas. O Zebra significa – Acelerador de Implantação Rápida de Ônibus de Emissão Zero, em inglês. Os novos ônibus elétricos serão ofertados às operadoras através de contrato de locação.

De acordo com Barella, se trata de um importante fomento para a renovação da frota, pois no pacote por mês já estão incluídos a troca de bateria a cada 8 anos e a estrutura de manutenção dos ônibus elétricos de SP.

Além de ônibus, SP também contará com Vans elétricas

A partir de janeiro do próximo ano chegará um Azure da Higer bus para fretamento, que conta com a mesma autonomia do ônibus urbano e no semestre, devem chegar em SP as primeiras vans elétricas de passageiros e de carga.

A etapa final será a nacionalização da oferta de peças, dentro de dois anos, para que os planos de se estabelecer em território nacional se completem com uma unidade de produção local. Marcelo afirmou que os fornecedores da chinesa contam com fábricas instaladas no país, como Dana, ZF, Valeo, Bosch e Siemens. Isso trará o fácil acesso às peças para baratear os custos e manutenção.

Até 2023 a Higer Bus planeja utilizar componentes fabricados em território brasileiro para terminar de montar os ônibus. Isso garante uma transferência de tecnologia essencial para o Brasil.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe