Startup líder de mercado da China está desenvolvendo uma bateria inédita que promete não perder autonomia mesmo em climas frios. A expectativa é entregar 1 mil km aos carros elétricos.
O Greater Bay Technology, da China e subsidiária da estatal Guangzhou Automobile Group (GAC), afirma ter desenvolvido a solução para o que é, sem dúvida, um dos maiores desafios das baterias de carros elétricos: a perda de autonomia em ambientes mais frios. Desta forma, a startup desenvolveu uma nova bateria que promete carregar 1 mil km de autonomia em cerca de 8 minutos.
Nova bateria da China será instalada no GAC Aion V LX Plus
A bateria da empresa, que recebeu o nome de Phoenix, é composta por materiais supercondutores e gerenciamento térmico, tornando possível que a bateria aqueça de -4 graus Fahrenheit a 77F, ou seja, de -22º C a 25º C, em apenas 5 minutos.
Segundo o co-fundador e presidente da Great Bay Technology, Huang Xiangdong, o componente atua normalmente e carrega em menos de seis minutos em todos os climas. A startup se juntou ao esforço mundial de reduzir o tempo de recarga dos carros elétricos, melhorar a autonomia de condução e tornar as baterias mais seguras, um movimento liderado por empresas da China como BYD, CATL, Gotion High Tech e várias outras.
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A Greater Bay Technology ultrapassou uma avaliação de US$ 1 bilhão em dois anos após sua fundação. A empresa obteve sucesso inicial com sua célula de bateria de primeira geração, que segundo dados, carrega no mesmo tempo que um carro a gasolina leva para abastecer no posto de combustível.
Sua bateria pode possuir uma autonomia de 200 km em apenas 5 minutos de carga e pode ir de 0 a 80% do estado de carga (SoC) em apenas 8 minutos. A expectativa é que a nova bateria para carros elétricos seja instalada inicialmente no GAC Aion V LX Plus.
Carros elétricos perdem até 35% da autonomia em temperaturas congelantes
O executivo da empresa também mencionou que a startup está negociando com outras montadoras, que estão interessadas em adquirir sua nova bateria, que pode disponibilizar autonomia de até 1 mil km. Um estudo que analisou 7 mil carros mostrou que alguns carros elétricos podem perder até 35% de sua autonomia em temperaturas congelantes.
Entretanto, a perda de autonomia pode variar de acordo com vários modelos. Montadoras como a Tesla utilizam bombas de calor e recursos como o pré-condicionamento da bateria para mitigar o impacto do clima frio sobre o componente e a autonomia.
O mercado está curioso para ver se esta nova tecnologia funciona como o esperam e quais outras montadoras a comprariam. É importante lembrar que o ciclo de testes CLTC da China são mais otimistas do que o da EPA, onde os resultados dos testes parecem estar comparativamente mais próximos da autonomia de condução do mundo real, apesar da capacidade da bateria Phoenix para todas as condições climáticas e o gerenciamento de calor sejam características que certamente valem a pena ser analisados.
Nova bateria que carrega em 5 minutos
A StoreDot enviou há cerca de um ano as primeiras unidades de seu componente que promete reduzir o tempo de recarga de carregamento em carros elétricos para apenas 5 minutos e, recentemente, a empresa anunciou uma nova data para começar a produção em massa do componente.
Segundo a startup israelense, as baterias para carros elétricos são chamadas de 100in5 e passarão a ser produzidas em três continentes diversos, sendo eles a América do Norte, Ásia e Europa, e estarão prontas para abastecer o mercado de carros elétricos de forma global a partir de 2024.