1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Empregos poderão ser perdidos caso Governo e BNDES não aumentem linhas de crédito para Agropecuária. Setor surpreende e aumenta investimentos em máquinas agrícolas mesmo com pouca ajuda governamental
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empregos poderão ser perdidos caso Governo e BNDES não aumentem linhas de crédito para Agropecuária. Setor surpreende e aumenta investimentos em máquinas agrícolas mesmo com pouca ajuda governamental

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 19/04/2021 às 21:44
Atualizado em 27/04/2021 às 19:24
Agricultura / Pixabay / empregos
Agricultura / Pixabay

As vendas de máquinas agrícolas decolaram ao longo dos últimos meses, mesmo com linhas de crédito do BNDES cada vez mais difícil

Apesar da crise economia e politica no Brasil, o mercado de máquinas agrícolas não poderia está deixando as empresas e profissionais do setor mais felizes. A escassez de linhas de crédito do BNDES, que ocorre desde do mês de novembro do ano passado, não impediu que o mercado continue em alta e com perspectivas excelentes para 2021. Porém, apesar dos bons números inicialmente, existe uma preocupação com os investimentos para possível perda de empregos em 2021/22.

Luís Felli, presidente da AGCO América do Sul, disse em reportagem ao Estadão que acredita que até o mês de março, o mercado de máquinas agrícolas tenha vendido 20% mais tratores e 70% mais colheitadeiras. Na Câmera de Máquinas Agrícolas da Abimaq, o aumento das vendas associadas foi de 55%. A colheita de 20/21 foi um recorde, o que gerou grande otimismo para a próxima safra. Além disso, o bom valor conseguido pelos produtores nas vendas aqueceu o mercado, destacou Cristiano Correia, diretor de Marketing da John Deere.

Empregos podem está em risco se o governo não aumentar subvenção

Em texto publicado no Canal Rural, Pedro Estevão, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), lamentou o fato do Governo está cortando recursos no crédito agrícola. Segundo ele, caso isso continue, o crédito ficará muito mais caro, fazendo com que o agricultor deixe de investir, causando demissões e prejudicando empregos dos trabalhadores de um setor tão importante para a economia.

Usina, emprego, tratorista
Tratorista trabalhando

O setor está aguardando o Plano Safra 2021/22, e acredita que a linha terá mais do que os R$ 8 bilhões de 2020/21. Segundo Pedro Estevão Bastos, o mercado precisa de R$ 20 bilhões. O setor de agricultura vem investindo muito dinheiro nesta pandemia, gerando muitos empregos e ajudando o PIB brasileiro a não ficar em uma situação ainda mais preocupante. Com menos recursos para custeio, o agricultor tem que usar capital próprio para investir, deixando de aplicar esse dinheiro em outras frentes.

A Abimaq defende que é necessário mudar a Lei Orçamentaria Anual (LOA 2021), sem falar em reformas importantes para o setor, com o tributária e administrativa. Essas atitudes dariam ao Governo mais flexibilidade para liberar crédito para o setor.

BNDES anuncia nova modalidade de crédito rural

No dia 8 de abril, Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Gustavo Montezano, presidente do BNDES, anunciaram uma nova forma de apoiar os pequenos agricultores, através do crédito de recebíveis do Agronegócio garantido. A ideia é incentivar o crédito privado para os pequenos agricultores.

Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos