1. Início
  2. / Biocombustíveis Renováveis
  3. / Embraer se une com empresa norte-americana para desenvolver combustíveis sustentáveis (SAF)
Tempo de leitura 3 min de leitura

Embraer se une com empresa norte-americana para desenvolver combustíveis sustentáveis (SAF)

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 02/12/2021 às 16:16
Atualizado em 03/12/2021 às 00:22
Embraer - aeronaves - Azorra, contrato
Fonte: reprodução

As empresas do ramo da aviação compartilham metas ambientais, como alcançar zero emissões líquidas de CO2 nos voos até 2050 utilizando-se de combustíveis renováveis

A Embraer anunciou na terça-feira, 30 de novembro, que assinou um contrato de parceria com a norte-americana Pratt & Whitney para colaborar com estudos de desenvolvimento de Combustível de Aviação 100% Sustentável (SAF). Equipes técnicas das duas empresas vão trabalhar em conjunto para traçar um plano integrado de testes de solo e voo usando apenas combustível sustentável, em uma aeronave E195-E2, da Embraer, que possui motores GTF.

Veja também as notícias abaixo:

A iniciativa demonstra o compromisso compartilhado da Embraer e da Pratt & Whitney em apoiar propósitos ambientais da indústria de aviação, incluindo a meta de zerar as emissões líquidas de CO2 nos voos durante os próximos 30 anos.

Além de melhorar a eficiência das aeronaves e dos motores, o biocombustível apresenta um papel importante para a descarbonização das viagens aéreas, porque reduz a dependência de combustíveis fósseis.

Para produzir o combustível sustentável de aviação, são utilizadas matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado ou resíduos urbanos. Isso faz com que haja uma redução das emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80% quando comparado ao combustível fóssil próprio para aviões.

Nos dias atuais, as aeronaves podem operar com misturas de 50% de biocombustível com querosene, segundo padrões técnicos estipulados pela ASTM International. Fabricantes aeronáuticos (OEMs), fornecedores de combustível e reguladores já realizam estudos que permitirão que os novos padrões certifiquem a operação de aeronaves com 100% de combustível renovável, conforme divulgado em comunicado.

Arjan Meijer, Presidente e Diretor Executivo da Embraer Aviação Comercial, disse que “a Embraer tem um histórico reconhecido de inovação em combustíveis sustentáveis, o que inclui a primeira aeronave certificada a operar com etanol, em 2004, e a colaboração é um pré-requisito essencial para que nossa indústria alcance nossos objetivos ambientais”.

Sobre a Pratt & Whitney

Fundada em 1925, a Pratt & Whitney é uma empresa norte-americana pioneira no ramo de motores de aviação. Foi dela a fabricação do primeiro motor com sistema de resfriamento a ar do mundo.

Sobre a Embraer

A Embraer S.A é uma grande corporação transnacional brasileira que fabrica diversos tipos de aviões, como comerciais, executivos, agrícolas e militares, além de peças aeroespaciais, serviços e suporte.

.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos