1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Em queda livre! Toyota terá que inovar para não ver Corolla perder supremacia no Brasil e sumir das garagens dos amantes de automóveis
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Em queda livre! Toyota terá que inovar para não ver Corolla perder supremacia no Brasil e sumir das garagens dos amantes de automóveis

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/08/2024 às 13:19
Em queda livre! Toyota terá que inovar para não ver Corolla perder supremacia no Brasil e sumir das garagens dos amantes de automóveis. (Imagem: reprodução)
Em queda livre! Toyota terá que inovar para não ver Corolla perder supremacia no Brasil e sumir das garagens dos amantes de automóveis. (Imagem: reprodução)

A supremacia do Toyota Corolla está ameaçada! Com rivais chineses ganhando força, a Toyota precisa reagir rápido para evitar que seu ícone automotivo desapareça das garagens.

A 13ª geração promete inovação com versões híbridas plug-in, mas será suficiente para enfrentar os avanços dos concorrentes? Descubra o futuro do sedã mais vendido do Brasil!

No cenário automotivo brasileiro, um ícone está em perigo. O Toyota Corolla, que durante décadas foi sinônimo de liderança e confiabilidade, está vendo sua supremacia ser desafiada por rivais que poucos esperavam.

Corolla perdendo o seu posto?

Será que o sedã mais vendido do Brasil está prestes a perder sua coroa? A resposta pode estar nos números mais recentes de vendas e na pressão crescente que as montadoras chinesas estão exercendo.

No primeiro semestre de 2023, o Toyota Corolla ainda dominava o segmento de sedãs médios no Brasil, ostentando uma impressionante participação de 80,95% do mercado, com 19.852 unidades emplacadas.

Entretanto, os ventos mudaram rapidamente, e no mesmo período de 2024, a participação do Corolla caiu para 65,75%, com 16.502 unidades vendidas. Essa queda, significativa para um modelo que sempre foi visto como invencível, é um indicativo de que algo grande está acontecendo no mercado de automóveis.

Segundo os dados, essa perda de mercado não se deve à migração dos consumidores para outros segmentos, como SUVs ou picapes, mas sim para sedãs de outras marcas.

O mercado de sedãs médios, como um todo, cresceu no Brasil: em 2023, foram vendidas 24.525 unidades, enquanto em 2024 esse número subiu para 25.097. Isso significa que, enquanto o segmento cresceu, o Corolla perdeu terreno.

O culpado é um chinês, o BYD

Um dos principais responsáveis por essa mudança é o avanço dos modelos chineses, como o BYD Seal. Com um total de 2.193 unidades vendidas no primeiro semestre de 2024, o sedã 100% elétrico já ocupa a terceira posição no ranking dos sedãs médios no Brasil, com uma participação de 8,74%.

E a ameaça não para por aí. Outro modelo chinês, o King, também da BYD, promete abalar ainda mais o domínio do Corolla. Embora ainda não tenha números expressivos de emplacamento, a previsão é que o King, um híbrido plug-in, ganhe força nos próximos meses, o que pode piorar ainda mais a situação para o sedã japonês.

A Toyota, conhecida por sua abordagem conservadora, precisará inovar se quiser manter o Corolla relevante no mercado.

Os chineses chegaram com força, oferecendo modelos que podem ser recarregados na tomada, permitindo grandes autonomias no modo elétrico sem o consumo de combustível. Essa inovação se mostrou extremamente atraente para um público cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e o custo-benefício.

De acordo com especialistas do setor, é provável que a 13ª geração do Corolla, prevista para 2026, traga versões híbridas plug-in, algo que já é esperado pelos consumidores brasileiros.

Capacidade de se reinventar

A Toyota já demonstrou sua capacidade de adaptação no passado, quando lançou o primeiro carro híbrido flex do mundo. Agora, a questão é se a montadora japonesa conseguirá mais uma vez inovar o suficiente para manter sua liderança.

Não podemos esquecer que a Toyota já possui tecnologia híbrida plug-in, como na nova RAV4, vendida no Brasil. A grande dúvida é se essa tecnologia será integrada ao Corolla sedã ou ao Corolla Cross, outro modelo de sucesso da marca. A escolha pode definir o futuro do Corolla no Brasil e no mundo, em um mercado cada vez mais competitivo e dominado pela inovação.

A Toyota conseguirá reinventar o Corolla para enfrentar a concorrência chinesa e manter seu status de líder? Ou estamos prestes a testemunhar o declínio de um dos carros mais icônicos do mundo? Com o avanço rápido das tecnologias elétricas e híbridas, apenas o tempo dirá se o Corolla conseguirá sobreviver a mais este desafio.

Você acredita que o Toyota Corolla conseguirá se adaptar às novas demandas do mercado e superar a crescente concorrência dos veículos chineses? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x