Em meio a pandemia, a operadora de usinas Eletrisa prepara investimento de 235 milhões de reais para construir sete novas usinas no Rio Grande do Sul
A operadora de usinas Eletrisa anunciou investimentos na ordem de 235 milhões de reais para a construção de sete novas usinas no Rio Grande Sul e Santa Catarina. Juntas as usinas terão capacidade de 37 MW. Petrobras põe à venda quatro usinas termoelétricas a óleo
Leia também
- Petrobras aumenta o preço da gasolina pela segunda vez em uma semana
- Processo seletivo para Soldadores, Encanadores, Caldeireiros e mais, hoje 15 de maio
- Vaga de emprego URGENTE para contrato offshore de 4 meses na função Técnico de Segurança do Trabalho
“Mesmo neste cenário momentaneamente adverso, mantemos nossa intenção de dar início aos projetos no Sul do país”, afirma o Olinto Silveira, diretor da Eletrisa.
- Quer saber como ganhar bem em projetos inovadores no setor de offshore e embarcar na carreira dos seus sonhos? Aker Solutions abre vagas com salários EXCELENTES!
- Plataforma da UFES oferece 20 cursos gratuitos e online de extensão para você se especializar nas áreas de tecnologia, inovação, saúde, educação e muito mais!
- Surpreendente! Arqueólogos encontram Pá de Madeira com 3.500 ANOS preservada em trincheira inglesa
- R$ 1,3 BILHÃO! Mato Grosso do Sul recebe investimento GIGANTESCO para modernizar o setor sucroenergético, impulsionando a produção de etanol e gerando empregos e renda para a população
Atualmente a Eletrisa conta com 15 usinas em operação, sendo sete em sociedades, com 42 MW, e oito de terceiros, com 40 MW, totalizando 82 MW.
Eletrisa planeja dar início as obras no Rio Grande do Sul, são elas: Silveira III, Cerquinha III e Touros II, III, IV e V. Juntas as seis usinas irão produzir um total de 27 MW. O empreendimento custará a companhia investimentos de aproximadamente 180 milhões de reais.
De acordo com o diretor da empresa, o licenciamento ambiental para a construção das usinas está previsto para ser autorizado esse semestre.
Já o licenciamento para a construção da outra usina, a PCH Rio do Sul, em Santa Catarina, esta ainda sem perspectiva. O novo empreendimento custará a Eletrisa cerca de 55 milhões de reais.
O executivo ressalta os impasses por conta das alternâncias de governos estaduais. Mas ainda assim, o apoio do atual governo do estado garantiu há poucos dias a aprovação de 15 novas PCHs, totalizando 39 MW.
Já em Santa Catarina, o empresário afirma que o programa SC Mais Energia, que agilizou processos em gestões passadas, vem sofrendo revezes.
Silveira afirma que apesar das dificuldades a companhia pretende atuar futuramente no mercado de energia eólica e de usinas hidrelétricas de grande porte.
Das usinas próprias (todas em parcerias) em operação, cinco são em Santa Catarina, uma no Rio Grande do Sul e uma no Mato Grosso. Já entre as usinas de terceiros operadas pela empresa, uma fica em território gaúcho e sete são catarinenses.
A empresa é composta por uma associação de aproximadamente 400 investidores e comercializa energia no mercado livre tendo sete PCHs que somam 37 MW em licenciamento no Sul do Brasil.