Tal valor a ser investido pela Petrobras no Porto de Imbetiba, em Macaé, será destinando à modernização e à atualização da infraestrutura
Ontem, quinta-feira (29/07), a Petrobras anunciou que irá realizar investimentos de R$ 24 milhões no Porto de Imbetiba, na cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro. A maior petroleira do Brasil ainda diz que tal valor a ser investido no porto será destinado à modernização e renovação da infraestrutura. A Petrobras ainda realizou contratação e mobilização de equipamentos de grande porte para atender a esses projetos. Veja ainda: Paradas de manutenção offshore em diversas plataformas sob contrato Petrobras demandam vagas de emprego na Estrutural Serviços Industriais em Macaé
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Segmentos e projetos a que serão destinados os investidos da Petrobras, em Macaé
Essa injeção de recursos visa incrementar o atendimento logístico do Porto de Imbetiba para dar suporte à rotina e aos projetos de ancoragem de plataformas da Petrobras. Estes investimentos geram retorno para a sociedade através da geração de empregos, incentivo às atividades de outras empresas e consequente arrecadação de impostos. Uma das instalações portuárias próprias da Petrobras, o Porto de Imbetiba, na cidade de Macaé, dispõe de três píeres e seis berços e, atualmente, realiza em torno de 115 atracações por mês. No pós-pandemia, esse número deve chegar a 150 atracações/mês.
Com objetivo de atender aos projetos submarinos, o porto passa a utilizar três guindastes de grande porte – um com capacidade de movimentar 120 toneladas em um raio de 25 metros e dois que movimentam 30 toneladas em um raio de 35 metros. De acordo com José Alves, gerente de Operações Portuárias de Macaé, ressalta a relevância da atividade para a Petrobras.
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José ressalta que a ancoragem, segmento da área submarina, é responsável pela instalação e manutenção de unidades de produção (p.ex.: UEP – Unidade Estacionária de Produção, FPSO – sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo), bem como ancoragem de sondas de perfuração utilizando e movimentando materiais e equipamentos com grandes dimensões e elevado peso.
Outro aporte da Petrobras é a ampliação da retroárea de 16 para 24 mil m², o que representa um acréscimo de 50%. Comparativamente, com a futura extensão, caberiam estacionados 235 ônibus de transporte coletivo. Esse espaço suplementar à área de armazenagem pode ser utilizado, por exemplo, para desembaraço aduaneiro e para construção e montagem de materiais de grande porte que não podem ser transportados por meio rodoviário.
Melhoria no número de atracações no Porto de Imbetiba, em Macaé
Outra expectativa da Petrobras é o aumento do volume de até 150 atracações por mês no Porto. A ideia está ligada, em grande parte, à ampliação da janela de atracação, modelo em vigor desde abril desse ano. Passou a ser possível que as AHTS 21000 — embarcações de elevada potência que atuam como rebocador, manuseio de âncoras e transporte de suprimentos — façam atracações e desatracações sem necessidade de aguardar a maré alta.
Com essa mudança, o benefício é a redução do tempo de espera dos navios, pois devido a determinadas condições ambientais, os navios às vezes ficam parados por 12 horas, aguardando novas oportunidades de atracação. Mesmo se um navio for parado, a taxa de fretamento deve ser mantida. Além disso, pode causar atrasos na instalação e manutenção dos cabos de amarração. Em suma, esses fatores podem afetar algumas atividades produtivas.