1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Elon Musk sugere que Espanha deve construir usina solar gigante para abastecer toda a Europa e reduzir dependência do gás russo
Tempo de leitura 4 min de leitura

Elon Musk sugere que Espanha deve construir usina solar gigante para abastecer toda a Europa e reduzir dependência do gás russo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/04/2022 às 13:37
Elon Musk - Espanha - energia solar - usina solar - gás tusso - Rússia
Único no mundo, projeto Gemasolar situado na ESPANHA combina ‘torre central’ com estocagem térmica e tem capacidade de 19,9 MW – imagem: http://geoenvigeologia.blogspot.com/2011_06_01_archive.html
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Após desafiar Putin, Elon Musk planeja construir uma usina solar em território Europeu. O país escolhido é a Espanha, que apoia a energia solar. O objetivo da usina é reduzir a dependência do gás vindo da Rússia.

Elon Musk já desafiou Vladimir Putin para um duelo pela Ucrânia e agora, o empresário e bilionário, propôs uma sugestão aos europeus para mitigar a dependência do gás russo. O fundador da Tesla escreveu em seu Twitter na última terça-feira (5), que a Espanha deveria construir uma enorme usina solar para gerar energia para toda a Europa. Após o post, o primeiro-ministro do país europeu, Pedro Sánchez, convidou Elon Musk para que visitasse seu país e deu o recado que as portas estão abertas para investimentos em energia solar.

Espanha defende o uso de fontes renováveis como a energia solar

Resposta do Ministro Pedro Sánchez ao empresário Elon Musk – Créditos: Twitter

De acordo com o Ministro, em resposta ao tuíte de Elon Musk, que busca depender menos do gás russo, já está sendo instalado o plano mais ambicioso para um sistema de energia eficiente e renovável. Sendo assim, as oportunidades, digitalização e cadeia de valor serão maximizadas para que haja um sucesso duradouro com usinas solares.

Em 2016, Musk comprou a produtora de painéis solares, SolarCity por 2,6 bilhões de dólares, que planeja se tornar uma das maiores fornecedoras de energia solar. O primeiro-ministro da Espanha é um grande defensor de energias renováveis como a energia solar e já anunciou investimentos de 16 bilhões de euros para a transição energética do país até o ano de 2026.

A Espanha é o país com uma das melhores condições climáticas para receber a construção de uma usina solar, pois conta com dias ensolarados mais vezes durante o ano do que o restante do continente.

Entenda a estratégia de Putin em relação ao mercado de gás da Rússia

Desde o início da guerra entre a Rússia e Ucrânia, os países estão buscando outras formas para reduzirem a necessidade do gás russo. A publicação de Elon Musk foi feita alguns dias após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, exigir o pagamento de gás russo com o rublo, a moeda local.

A estratégia do presidente é vista como uma forma de valorizar a moeda local, mas também demonstra o poder de Putin para fazer com que outros países se rendam à sua jogada, tendo em vista a grande necessidade dos europeus pelo gás do país.

Em março, Elon Musk provocou o presidente russo em um desafio, onde o duelista vencedor ficaria com a Ucrânia. O bilionário, que planeja instalar uma usina solar na Espanha, ainda marcou o Kremlin em suas postagens, e ainda perguntou o que a conta presidencial acharia do “mano a mano”. A provocação do empresário, adquiriu 273 mil likes em apenas um dia e os internautas respondiam à Musk bem-humorados, analisando uma possível luta física entre os dois.

Elon Musk convida presidente da Rússia para um duelo pela Ucrânia – Créditos: Twitter

Elon Musk planeja comprar grafite de Moçambique para não depender da China

Além de evitar o uso do gás russo, a Tesla, empresa de carros elétricos do bilionário Elon Musk anunciou em janeiro deste ano que passará a adquirir o grafite, um material essencial na produção de baterias para veículos, em Moçambique, na África.

O motivo é depender menos do grafite Chinês, onde a empresa possui algumas polêmicas. Em dezembro do último ano, Musk, fechou um acordo com a Syrah Resources, que conta com uma das maiores minas de grafite de todo o mundo em Moçambique.

As ambições da empresa de não precisar adquirir o grafite da China são tantas, que a Tesla afirma que planeja comprar 80% do que a planta em Moçambique produz dentro de 3 anos, o que equivale a 8 mil toneladas de grafite por ano.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para Android
Baixar aplicativo