1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Elon Musk sugere que Espanha deve construir usina solar gigante para abastecer toda a Europa e reduzir dependência do gás russo
Tempo de leitura 4 min de leitura

Elon Musk sugere que Espanha deve construir usina solar gigante para abastecer toda a Europa e reduzir dependência do gás russo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/04/2022 às 13:37
Elon Musk - Espanha - energia solar - usina solar - gás tusso - Rússia
Único no mundo, projeto Gemasolar situado na ESPANHA combina ‘torre central’ com estocagem térmica e tem capacidade de 19,9 MW – imagem: http://geoenvigeologia.blogspot.com/2011_06_01_archive.html

Após desafiar Putin, Elon Musk planeja construir uma usina solar em território Europeu. O país escolhido é a Espanha, que apoia a energia solar. O objetivo da usina é reduzir a dependência do gás vindo da Rússia.

Elon Musk já desafiou Vladimir Putin para um duelo pela Ucrânia e agora, o empresário e bilionário, propôs uma sugestão aos europeus para mitigar a dependência do gás russo. O fundador da Tesla escreveu em seu Twitter na última terça-feira (5), que a Espanha deveria construir uma enorme usina solar para gerar energia para toda a Europa. Após o post, o primeiro-ministro do país europeu, Pedro Sánchez, convidou Elon Musk para que visitasse seu país e deu o recado que as portas estão abertas para investimentos em energia solar.

Espanha defende o uso de fontes renováveis como a energia solar

Resposta do Ministro Pedro Sánchez ao empresário Elon Musk – Créditos: Twitter

De acordo com o Ministro, em resposta ao tuíte de Elon Musk, que busca depender menos do gás russo, já está sendo instalado o plano mais ambicioso para um sistema de energia eficiente e renovável. Sendo assim, as oportunidades, digitalização e cadeia de valor serão maximizadas para que haja um sucesso duradouro com usinas solares.

Em 2016, Musk comprou a produtora de painéis solares, SolarCity por 2,6 bilhões de dólares, que planeja se tornar uma das maiores fornecedoras de energia solar. O primeiro-ministro da Espanha é um grande defensor de energias renováveis como a energia solar e já anunciou investimentos de 16 bilhões de euros para a transição energética do país até o ano de 2026.

A Espanha é o país com uma das melhores condições climáticas para receber a construção de uma usina solar, pois conta com dias ensolarados mais vezes durante o ano do que o restante do continente.

Entenda a estratégia de Putin em relação ao mercado de gás da Rússia

Desde o início da guerra entre a Rússia e Ucrânia, os países estão buscando outras formas para reduzirem a necessidade do gás russo. A publicação de Elon Musk foi feita alguns dias após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, exigir o pagamento de gás russo com o rublo, a moeda local.

A estratégia do presidente é vista como uma forma de valorizar a moeda local, mas também demonstra o poder de Putin para fazer com que outros países se rendam à sua jogada, tendo em vista a grande necessidade dos europeus pelo gás do país.

Em março, Elon Musk provocou o presidente russo em um desafio, onde o duelista vencedor ficaria com a Ucrânia. O bilionário, que planeja instalar uma usina solar na Espanha, ainda marcou o Kremlin em suas postagens, e ainda perguntou o que a conta presidencial acharia do “mano a mano”. A provocação do empresário, adquiriu 273 mil likes em apenas um dia e os internautas respondiam à Musk bem-humorados, analisando uma possível luta física entre os dois.

Elon Musk convida presidente da Rússia para um duelo pela Ucrânia – Créditos: Twitter

Elon Musk planeja comprar grafite de Moçambique para não depender da China

Além de evitar o uso do gás russo, a Tesla, empresa de carros elétricos do bilionário Elon Musk anunciou em janeiro deste ano que passará a adquirir o grafite, um material essencial na produção de baterias para veículos, em Moçambique, na África.

O motivo é depender menos do grafite Chinês, onde a empresa possui algumas polêmicas. Em dezembro do último ano, Musk, fechou um acordo com a Syrah Resources, que conta com uma das maiores minas de grafite de todo o mundo em Moçambique.

As ambições da empresa de não precisar adquirir o grafite da China são tantas, que a Tesla afirma que planeja comprar 80% do que a planta em Moçambique produz dentro de 3 anos, o que equivale a 8 mil toneladas de grafite por ano.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos