MENU
Menu
Início Elon Musk redefine mercado de energia solar com seu novo e surpreendente painel 

Elon Musk redefine mercado de energia solar com seu novo e surpreendente painel 

19 de maio de 2023 às 18:31
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Elon Musk redefine mercado de energia solar com seu novo e surpreendente painel 
Foto: Youtube/Reprodução

A Tesla, de Elon Musk, acaba de descobrir um novo método para a produção de energia solar. Novo painel solar promete ser muito mais barato, leve e fácil de produzir.

A indústria de energia solar está atualmente envolvida em uma competição acirrada para crescer rapidamente e, recentemente, o bilionário Elon Musk, dono de empresas como Tesla e SpaceX, apresentou uma nova célula que pode revolucionar o mercado de energia solar. Em termos de tecnologia, o painel solar pode oferecer um valor enorme de energia a um custo muito baixo. 

Saiba como funciona a nova tecnologia de energia solar de Elon Musk

Elon Musk acabou de LANÇAR um novo painel solar que vai explodir sua mente!

Os painéis solares convencionais, que consistem em células solares pretas e de cobre, estão em uso desde os anos de 1950, entretanto o novo produto de Elon Musk é um divisor de águas. Atualmente, o silicone cristalino domina 90% do mercado global de painéis solares e o mercado passa por um crescimento anual de 30% em média.

Artigos recomendados

Recentemente a Tesla realizou uma descoberta revolucionária com um material que é mais barato, mais leve e mais fácil de produzir, gerando assim uma solução de painel solar poderosa chamada de cristais ferroelétricos, que são tão finos que possuem capacidade para alimentar uma casa inteira.

O custo dos componentes críticos, principalmente, o polisilício, para a fabricação de painéis solares atingiu um recorde histórico devido às demandas excessivas e atrasos na produção. Antes de utilizar silicone para produzir silício, o material deve primeiro ser purificado para atingir uma pureza de 99,99%, evitando que ele cristalize ao se desenvolver em barras de silicone no centro do reator.

Devido a uma recente inovação envolvendo a disposição de camadas de material fino, a Tesla de Elon Musk buscou um substituto para o silicone, gerando assim os cristais ferroelétricos que possuem uma saída de energia em células solares que pode ser aumentada em um fator.

Diferenças da tecnologia do painel solar da Tesla

Os cristais ferroelétricos ganham destaque no painel solar comum porque podem produzir o efeito fotovoltaico sem uma junção PN, ou seja, não é necessário adicionar camadas de células que são dopadas positiva e negativamente.

Segundo pesquisadores, essa alteração pode tornar a construção de painéis solares mais simples. Desta forma, a empresa de Elon Musk não precisa gastar investimentos com mão de obra altamente qualificada ou equipamentos sofisticados para apoiar a produção. A estimativa é que este novo painel custe até 10 vezes menos por Watts em comparação aos painéis solares comuns.

Com a nova tecnologia da Tesla, a expectativa é que o custo de produção seja de 22 centavos por Watt. Até então, o custo da produção de painéis de silício era uma preocupação, o que pode ser resolvido com o painel solar da Tesla.

Elon Musk se pronuncia sobre nova tecnologia

Segundo Musk, a nova célula da Tesla é uma mudança de jogo, visto que produz mais energia que outras tecnologias. Para atingir esse aumento na geração de energia solar, os pesquisadores construíram camadas cristalinas com titanato de bário, de estrôncio e de cálcio, que utilizam para separar as cargas negativas das positivas em um único dispositivo solar, empilhando uma sobre as outras.

Os pesquisadores descobriram que a combinação de diferentes materiais em camadas finas pode aumentar significativamente o rendimento de energia solar. Para isso foi utilizado um laser de alta potência para vaporizar cristais, resultando em um material com 200 nanômetros de espessura e 500 camadas.

O painel solar da Tesla de Elon Musk gerou um fluxo de corrente mil vezes maior que o de titânio puro de bário puro com o laser. O avanço das células ferroelétricas é um marco importante para a Tesla e a indústria de energia solar, visto que pode ajudar Elon Musk a fornecer eletricidade a todo o Estados Unidos.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR