1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Elon Musk preocupado? Ford promete desafiar a Tesla como líder global de Veículos Elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Elon Musk preocupado? Ford promete desafiar a Tesla como líder global de Veículos Elétricos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/04/2022 às 22:00
ford tesla elon musk veículos elétricos
Foto: Ford / Instagram

Ford espera alcançar os números da Tesla no mercado global de veículos elétricos já nos próximos anos. Será que Elon Musk está preocupado com a nova meta da Ford?

Com grande parte dos países trabalhando para reduzir as emissões de carbono, a corrida global por veículos elétricos cada vez mais eficientes e baratos está subindo de nível. Hoje, a Tesla de Elon Musk é líder do mercado de carros elétricos, porém, empresas como a Ford estão investindo pesado no segmento, prometendo aumentar a pressão sobre a empresa do bilionário sul-africano

Na última terça-feira, dia 26, Jim Farley, CEO da companhia norte-americana, destacou que a Ford está trabalhando para tomar o lugar do Tesla como líder global em veículos elétricos. 

Ford pode ultrapassar a Tesla de Elon Musk? 

O novo objetivo da Ford é claramente o mais ambicioso desde do começo do investimento nos carros elétricos. Anteriormente, o mesmo CEO disse que a Ford estaria de olho na segunda posição nos Estados Unidos, porém, isso mudou.  

Planejamos desafiar a Tesla e todos os concorrentes a se tornarem a maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Isso é algo que ninguém teria acreditado apenas dois anos atrás. Eles vão olhar para este caminhão e acreditar”, destacou Jim Farley durante um evento de lançamento da produção da picape elétrica F-150 Lightning. 

https://www.youtube.com/watch?v=g5d_xUb0US8

Jim Farley não deu mais detalhes sobre o prazo que a empresa espera que irá ultrapassar a Tesla: ‘’Tudo o que podemos controlar são os próximos quatro anos, o próximo ciclo de produto’’, completou. 

Tesla tem grande vantagem no setor elétrico 

A Ford terá que trabalhar bastante para tirar a vantagem que a Tesla possui no mercado global de veículos elétrico. Jim Farley destacou que a empresa pretende ter a capacidade de produção de 600.000 carros até o ano de 2023. Somente no ano passado, a Tesla entregou um total de 930 milhões de VEs. 

Ao mesmo tempo que a Tesla tem uma grande vantagem, a Ford destaca que busca ter a capacidade de produção de 2 milhões de veículos elétricos por ano em 2026. Atualmente, o carro chefe dos veículos elétricos da companhia é o F-150 Lightnin, que vem tendo um grande aumento na produção. 

Farley destacou que a Ford conseguiu produzir 2.000 F-150 Lightnings durante as duas primeiras semanas de produção do veículo em uma fábrica no Michigan-EUA. 

A Tesla é o alvo das grandes companhias do setor no mundo. Além da Ford, recentemente, a BMW declarou que a liderança da empresa de Elon Musk no setor está chegando ao fim. Pieter Nota, diretor de vendas do BMW Group, declarou que a empresa alemã espera que já em 2030, 50% das vendas da empresa seja de carros elétricos. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos