1. Início
  2. / Economia
  3. / Eletrobras: privatização da estatal deve ocorrer nas próximas semanas e trará benefícios aos cidadãos do Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura

Eletrobras: privatização da estatal deve ocorrer nas próximas semanas e trará benefícios aos cidadãos do Brasil

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 12/04/2022 às 17:29
Eletrobras, privatização, Brasil
Foto: Reprodução Sputnik Brasil / Google Imagens

Segundo o ministro da Economia do Brasil, a privatização da Eletrobras está próxima de se concretizar

Na segunda-feira, dia 11 de abril de 2022, o ministro da Economia Paulo Guedes revelou durante evento que a privatização da Eletrobras está sendo concluída e deve ocorrer dentro de duas a quatro semanas. Assim, é provável que o processo de privatização da estatal do Brasil Eletrobras se encerre no próximo mês. 

De acordo com a Época Negócios, embora a ação ainda dependa da aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU), Paulo Guedes afirmou sua expectativa para que o relator do processo conclua o relatório da privatização da Eletrobras o mais breve possível. 

Nesse sentido, o ministro da Economia acrescentou: “O TCU trabalhou conosco por 2 anos em todos os problemas que poderiam existir. Todo o futuro da energia brasileira depende disso”, destacando a importância da privatização da Eletrobras para o Brasil. 

Caso a ação não se concretize, o projeto da usina nuclear de Angra 3 será cancelado, de acordo com afirmação do BNDES.

Anteriormente, Paulo Guedes já havia afirmado que a privatização da Eletrobras é essencial ao país, a fim de conquistar a independência energética brasileira. Confira:

Conheça a estatal e entenda a necessidade da privatização ao Brasil

Maior empresa do setor de energia elétric​a da América Latina, a Eletrobras é uma companhia de capital aberto, que tem como acionista majoritário o governo federal. O grupo adota estratégias direcionadas à governança e conformidade, excelência operacional, disciplina financeira, atuação sustentável e valorização das pessoas e, por meio de suas empresas e de nosso centro de desenvolvimento de pesquisas, a Eletrobras está presente em todas as regiões do Brasil.​​​

A Eletrobras se destaca como a maior empresa de produção de energia elétrica do Brasil, com capacidade geradora equivalente a cerca de 1/3 do total da capacidade instalada do país. Além disso, mais de 90% da nossa capacidade instalada vem de fontes com baixa emissão de gases de efeito estufa. A companhia conta ainda com investimentos previstos de R$ 19,756 bilhões​ entre 2018 e 2022​.

Desde 2017, já circula nos noticiários o assunto da privatização da Eletrobras. Naquela época, a gestão Temer deu início a debates oficiais sobre a privatização da empresa no Congresso Nacional, tendo proposto, inclusive, um Projeto de Lei (PL) para isso. Nesse sentido, desde 2019, o governo Bolsonaro busca aprovar também um novo projeto de privatização da Eletrobras.

O governo do Brasil afirma que a privatização será responsável por trazer benefícios para toda a população e pode diminuir a conta de luz dos consumidores residenciais já a partir deste ano, levando em conta que o setor passará a ser mais competitivo.

WEG fecha contrato bilionário com Eletrobras para fabricar 72 turbinas de 4,2 megawatts, incluindo serviços de logística, montagem, comissionamento, operação e manutenção do parque eólico da CGT, no Rio Grande do Sul

Parceria bilionária entre a WEG, uma das maiores fabricantes de turbinas e motores elétricos do mundo, e a Eletrosul, subsidiária da Eletrobras. As empresas fecharam negócio para o fornecimento de aerogeradores e serviços em um negócio que ultrapassa R$ 2 bilhões!
De acordo com o comunicado da WEG na última sexta-feira (18/02), o contrato entre as empresas prevê o fornecimento de 72 aerogeradores de 4,2 megawatts (MW), incluindo logística, montagem e comissionamento, além dos serviços de operação e manutenção ao longo da vida útil do projeto. Para saber mais, basta clicar aqui neste link e ler esta matéria do CPG completa, na íntegra.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos