Canadá tem virado o destino de vários imigrantes, incluindo brasileiros em busca de oportunidades de emprego
O Canadá planeja dar mais oportunidades de emprego para imigrantes de qualquer pais, incluindo o Brasil, se diferenciando de muitos países que não gostam da ideia de receber estrangeiros. O Canadá sendo a maior nação do mundo tratando-se de extensão territorial (ficando atrás apenas da Rússia), tem um grande problema populacional: Apenas 38 milhões de habitantes. Um número menor do que, por exemplo, o do estado de São Paulo, que tinha 46 milhões de moradores em 2019 segundo o IBGE.
Leia também
Com pouca mão de obra, é difícil para o Canadá garantir o desenvolvimento econômico. Por isso, o país incentiva tanto a dar oportunidades de emprego a imigrantes. O presidente e fundador da Cebrusa, consultoria em imigração para o Canadá, Daniel Braun, diz que existem hoje mais de 60 programas governamentais por lá para atrair imigrantes.
Quantidade de imigrantes por ano
Anualmente, o país define uma quantidade média de imigrantes que deseja receber, que gira em torno de 340 mil há alguns anos. Inclusive, essa era a expectativa para 2020, que foi interrompida por razão da pandemia.
- Nova lei promete mudar tudo: Você sabe realmente por que foi multado?
- Bahia vai receber investimento de quase R$ 350 milhões para construção de nova Unidade de Processamento de Gás Natural; impulso na economia e geração de empregos
- Piauí recebe investimento histórico de R$ 100 milhões em corredor de escoamento agrícola para impulsionar produção e fortalecer economia
- Salário mínimo universal! Magnatas seguem Elon Musk na defesa por renda universal para minimizar impactos da tecnologia
Atualmente, a recuperação econômica do Canadá dessa crise do coronavírus está diretamente ligada a dar novas oportunidades de emprego e de estudo aos imigrantes. Um terço dos negócios do país tem como dono um estrangeiro, representando, em 2019, 80% do crescimento da população.
Os projetos do Canadá
As principais opções para quem quer se mudar para o Canadá, são as oportunidades de trabalho e de estudo. O governo facilita a solicitação de residência permanente para os estudantes internacionais ao fim do curso, sendo essa uma das grandes vantagens do país. Alguns exemplos dos projetos, dos inúmeros, que o país propõe aos imigrantes são:
Provincial Nominee: é o pedido de entrada para uma província (Conhecida aqui, como estado) específica, dependendo da necessidade por profissionais de cada uma delas.
Startup Visa program: este programa é para o imigrante que deseja abrir um negócio no Canadá, seja para dar mais oportunidades de trabalho ou entrando com sociedade em negócios já existentes.
Caregivers: são para profissionais que trabalham como cuidadores de idosos, crianças ou pessoas com necessidades especiais.