A partir deste mês a Fiat Strada, com impressionantes 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, estará disponível em 8 países da África
A icônica picape compacta da Fiat, a Strada, conhecida por sua presença marcante no mercado brasileiro, está prestes a expandir suas fronteiras globais. Após uma década focada exclusivamente na América do Sul, a mais recente iteração da Strada, lançada em 2020 com uma versão de cabine dupla e quatro portas, desembarcará em oito países da África a partir de novembro deste ano, conforme site AutoEsporte.
Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Conacri, Madagascar, Nigéria e Ruanda serão os novos destinos dessa picape compacta.
Potência Turbo: Fiat Strada Rumo à África
Em um movimento estratégico, a Fiat introduziu recentemente versões turbinadas da picape compacta. As configurações Ranch e Ultra agora contam com um robusto motor Turbo 200, um turboflex de 1.0 que entrega impressionantes 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. A incógnita reside na escolha das configurações que serão exportadas para esses países da África, dado que a Strada disponibiliza sete versões no mercado brasileiro, algumas ainda equipadas com motorização aspirada.
-
Novo SUV brasileiro é mais potente que Toyota Corolla Cross, mais barato que um mini SUV, faz 705 km com um único tanque e promete fazer inveja ao Hyundai Kona e Kia Niro
-
Toyota Yaris Cross: novo mini SUV mais barato do Brasil, chega ao mercado em outubro fazendo 32 km/l, com nota máxima em segurança no ASEAN NCAP e surpreende consumidores
-
Nova Toyota Hilux 2027 surpreende com motor híbrido turbodiesel de 204 cv, câmbio de 8 marchas e pacote Adas completo: o que muda no visual, interior e tecnologia?
-
Novo Chevrolet Tracker 2026: central multimídia conectada, Wi-Fi nativo, motor 1.2 turbo com 141 cv e cinco anos de garantia resolvem as críticas do passado? Veja o que mudou no SUV
A incursão da Fiat Strada além das fronteiras sul-americanas não é inédita. Entre os anos 2000 e 2015, a primeira geração da picape marcou presença em diversos continentes. Nesse período, a Strada passou por várias reestilizações, oferecendo opções de cabine simples, estendida, dupla e até com três portas. Com diversas motorizações, incluindo a conhecida 1.4 fire e a 1.8 E.torQ, utilizada em modelos como o Jeep Renegade e Fiat Toro, a Strada consolidou sua presença global, agora na África.
Motor diesel em solo Italiano
Um capítulo curioso na trajetória internacional da Strada foi sua comercialização com motor diesel em alguns mercados, como na Itália. Equipada com as motorizações 1.9 JTD e 1.3 Multijet, movidas a diesel, a picape destacava-se pela eficiência no consumo de combustível, atingindo médias próximas a 19 km/l.
Entretanto, essa versão não chegou ao Brasil devido às exigências locais, que requerem tração 4×4 e capacidade de carga superior a uma tonelada para veículos a diesel.
Impulsionando exportações em tempos desafiadores
A decisão de exportar a Fiat Strada para a África surge em um momento crucial para a indústria automotiva brasileira. Diante da recente queda de 26,9% nas exportações, conforme revelado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Strada, líder de vendas no mercado brasileiro com 98.511 unidades comercializadas este ano, emerge como uma peça-chave para impulsionar os números de exportação e reverter a tendência de declínio nas exportações de veículos brasileiros.
A presença da picape na África representa não apenas uma expansão geográfica, mas também uma estratégia para fortalecer a posição da indústria automotiva brasileira no cenário internacional.