1. Início
  2. /
  3. / Duto Submarino em campos de petróleo e gás – Entenda sua aplicação no ramo offshore
Tempo de leitura 2 min de leitura

Duto Submarino em campos de petróleo e gás – Entenda sua aplicação no ramo offshore

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 22/03/2019 às 07:14

Sem categoria

Duto Submarino Petróleo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Wilson Fausto, Engenheiro de Produção e Técnico experiente na área, explica resumidamente as características e aplicações de um duto submarino (s) em operações Subsea

Na produção offshore, temos o fluxo de óleo e gás da Árvore de Natal Molhada – ANM e/ou manifold para a Unidade Estacionária de Produção – UEP. Os dutos submarinos são responsáveis pela movimentação dos fluidos produzidos no campo de petróleo e gás. Também são responsáveis pela condução dos fluidos injetados no reservatório, que saem da UEP em que passam pelos Manifolds e pelas ANMs.

Eles podem ser classificados como dutos rígidos ou como dutos flexíveis, onde as linhas rígidas são constituídos por tubos de aço carbono que, a depender do fluido transportado, podem ser de ligas especiais, inibindo a corrosão, a abrasão e a erosão, e podendo ter ainda revestimento externo para manter a temperatura do fluido, evitando assim, a formação de hidratos e parafinas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Já as linhas flexíveis são constituídas por diferentes camadas, que tem funções distintas na sua operação. Os dutos flexíveis são constituídos, de dentro para fora, por: uma carcaça interna de Aço intertravado, barreira de pressão interna, armadura de pressão, camada intermediária de plástico, armaduras de tração, camada externa de plástico e a proteção anti-abrasiva.

O petróleo quando e encontrado, ele está em estado pastoso ou mineral? Como é feito para que ele siga seu caminho?

No meio de produção , há métodos de elevação do Petróleo ,visando transporta determinado fluido de um ponto de maior pressão para outro de menor , eles se dividem em natural e artificial ; esse método tem objetivo de deslocar o fluido para determinado local , através de controle manual ou automático , geralmente se é usado GÁS LIFT continuo ou intermitente , bombeio centrífugo ou mecânico ou por cavidade progressiva.

O gás lift por ter custo baixo para produzir em poços profundos é bastante utilizado , ele consiste em uma injeção de gás à alta pressão continuamente na coluna de produção , tendo objetivo de gaseificar o fluido desde o ponto de injeção até a superfície!

Por Wilson Fausto Lino – Engenharia de Produção | Operador de Produção l Técnico em Mecânica

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos