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DP World planeja investimento de R$ 200 milhões no Porto de Santos em 2023 para ampliar capacidade de contêineres em seus terminais

7 de março de 2023 às 17:21
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Porto de Santos
Porto de Santos (foto/divulgação)

A DP World, terminal privado multipropósito, anunciou um investimento de R$ 200 milhões até o final de 2023 para a modernização e expansão de suas instalações no Porto de Santos, localizado na margem esquerda. 

O objetivo é ampliar a capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUS para 1,4 milhão de TEUS e expandir o cais de 1.100 metros para 1.300 metros. O terminal ocupa, atualmente, 845 mil metros quadrados, com 130 mil metros disponíveis para expansão no Porto de Santos.

Segundo a DP World, a iniciativa visa garantir que a capacidade portuária continue atendendo à demanda crescente, e marca a terceira rodada de investimentos desde o início das suas operações no Brasil, em julho de 2013. Até o momento, mais de R$ 3 bilhões já foram investidos na implantação e expansão do terminal, que está estrategicamente localizado próximo a acessos terrestres, rodoviários e ferroviários, permitindo operações multipropósito de grande escala.

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“Investir no Porto de Santos é um movimento calculado que reflete a posição do porto como uma importante artéria de transporte e logística na região. Temos uma grande vantagem em nossa localização — com área excedente e acesso ferroviário — que oferece a oportunidade de expandir a capacidade. Isso nos dá flexibilidade para desenvolver novos projetos que darão suporte à nossa estratégia de diversificação de cargas, ajudando a atender os setores da economia nacional e posicionando os produtos brasileiros para serem mais competitivos no mercado global”, afirmou Fábio Siccherino, CEO da DP World.

Porto de Santos

Início das obras de construção do Porto de Santos remonta a julho de 1888, quando o cais do porto começou a ser erguido. Foram anos de desafios técnicos até a inauguração do primeiro trecho com 260 metros de extensão pelo navio Nasmith, em fevereiro de 1892. Desde então, o Porto de Santos se consolidou como o primeiro porto organizado do Brasil e contribuiu significativamente para o desenvolvimento industrial do estado de São Paulo e do país.

Hoje, o Porto de Santos é líder do mercado portuário nacional, gerando cerca de 30% da receita cambial do Brasil. Com aproximadamente 14 quilômetros de cais acostável, o porto possui 38 armazéns de primeira linha e 34 armazéns de retaguarda, além de pátios e galpões capazes de armazenar cerca de 1 milhão de toneladas de mercadorias diversas. O porto está situado à margem do estuário, limitado pelas ilhas de São Vicente e Santo Amaro e pelo continente, onde ficam as cidades de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.

O Porto de Santos movimenta cerca de 120 milhões de toneladas de mercadorias por ano e serve à capital do país, bem como aos países vizinhos Bolívia e Paraguai. Além de gerar diretamente empregos para a população, o porto também propicia um apreciável campo de trabalho em atividades correlatas. Cerca de um terço da população de Santos vive em função do porto.

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