A DP World, terminal privado multipropósito, anunciou um investimento de R$ 200 milhões até o final de 2023 para a modernização e expansão de suas instalações no Porto de Santos, localizado na margem esquerda.
O objetivo é ampliar a capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUS para 1,4 milhão de TEUS e expandir o cais de 1.100 metros para 1.300 metros. O terminal ocupa, atualmente, 845 mil metros quadrados, com 130 mil metros disponíveis para expansão no Porto de Santos.
Segundo a DP World, a iniciativa visa garantir que a capacidade portuária continue atendendo à demanda crescente, e marca a terceira rodada de investimentos desde o início das suas operações no Brasil, em julho de 2013. Até o momento, mais de R$ 3 bilhões já foram investidos na implantação e expansão do terminal, que está estrategicamente localizado próximo a acessos terrestres, rodoviários e ferroviários, permitindo operações multipropósito de grande escala.
“Investir no Porto de Santos é um movimento calculado que reflete a posição do porto como uma importante artéria de transporte e logística na região. Temos uma grande vantagem em nossa localização — com área excedente e acesso ferroviário — que oferece a oportunidade de expandir a capacidade. Isso nos dá flexibilidade para desenvolver novos projetos que darão suporte à nossa estratégia de diversificação de cargas, ajudando a atender os setores da economia nacional e posicionando os produtos brasileiros para serem mais competitivos no mercado global”, afirmou Fábio Siccherino, CEO da DP World.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
Porto de Santos
Início das obras de construção do Porto de Santos remonta a julho de 1888, quando o cais do porto começou a ser erguido. Foram anos de desafios técnicos até a inauguração do primeiro trecho com 260 metros de extensão pelo navio Nasmith, em fevereiro de 1892. Desde então, o Porto de Santos se consolidou como o primeiro porto organizado do Brasil e contribuiu significativamente para o desenvolvimento industrial do estado de São Paulo e do país.
Hoje, o Porto de Santos é líder do mercado portuário nacional, gerando cerca de 30% da receita cambial do Brasil. Com aproximadamente 14 quilômetros de cais acostável, o porto possui 38 armazéns de primeira linha e 34 armazéns de retaguarda, além de pátios e galpões capazes de armazenar cerca de 1 milhão de toneladas de mercadorias diversas. O porto está situado à margem do estuário, limitado pelas ilhas de São Vicente e Santo Amaro e pelo continente, onde ficam as cidades de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.
O Porto de Santos movimenta cerca de 120 milhões de toneladas de mercadorias por ano e serve à capital do país, bem como aos países vizinhos Bolívia e Paraguai. Além de gerar diretamente empregos para a população, o porto também propicia um apreciável campo de trabalho em atividades correlatas. Cerca de um terço da população de Santos vive em função do porto.