A dona da Consul e da Brastemp, Whirlpool, recebeu o certificado que atesta 100% do uso de energia renovável em suas unidades. A empresa tem como meta reduzir a emissão de 6,5 mil toneladas de CO2 apenas este ano
A Whirlpool, dona de marcas como Brastemp e Consul, está caminhando para atingir suas metas de sustentabilidade. A empresa agora conta com mais uma certificação internacional, que atesta 100% do uso de energia renovável, como eólica, hidrelétrica e solar em duas de suas três unidades fabris no Brasil, reduzindo muito mais as emissões de CO2, quesito em que a mesma deseja ser neutra até a próxima década. Sendo assim, a empresa evitará a emissão de 6,5 mil toneladas de CO2 apenas este ano, o que equivale a uma redução superior a 30% em relação ao último ano.
Detentora das marcas Consul e Brastemp comenta sua conquista
A iniciativa está dentro da meta global da empresa de atingir a neutralização das emissões de CO2 até 2030. A nova certificação após investimentos em energia renovável passou a valer no início do ano para as unidades de Rio Claro (SP) e Manaus (AM). Já a unidade de Joinville (SC) tem expectativa de alcançar a marca de 100% de energia renovável em 2024. Atualmente, o índice é de 85% no escritório da dona da Brastemp e da Consul em São Paulo, que já havia sido certificado em novembro do último ano.
De acordo com Cristiano Félix, gerente sênior de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Saúde para a América Latina, em Joinville a empresa já conta com acordos firmados para o uso de energia renovável. Já o vice-presidente de Assuntos Jurídicos de Compreensão e Corporativos da Whirlpool para América Latina, Bernardo Gallina, afirma que a decisão de comprar energia apenas de fontes renováveis é mais uma questão de valor para empresa do que apenas redução de custos e economia, tanto que a empresa passou a gastar 10% a mais com a mudança.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
A ideia é consumir menos eletricidade e reutilizar os recursos dentro da empresa para que seja mais sustentável. A redução de 31% das emissões de CO2 é o equivalente a plantar cerca de 43 mil árvores.
Produtos da Whirlpool focam na eficiência energética
Caminhando ao lado da certificação internacional pela aquisição de energia renovável para reduzir as emissões de CO2, a dona da Consul e da Brastemp também investe em eficiência energética de seus produtos e, de acordo com a mesma, cerca de 90% de suas fabricações são classificadas como “A”, de acordo com selo Procel de economia de energia.
De acordo com o diretor de ESG e Assuntos Regulatórios para a América Latina, Douglas Reis, são poucos os produtos que ainda possuem classificação “B”, e não há nenhum produto com classificação “C”. Além disso, a dona da Brastemp e da Consul também disponibiliza uma bonificação para executivos sobre as metas nas três esferas da sigla: ambiental, social e governança.
O desempenho nesses setores é avaliado de forma regular, com reuniões bimestrais em que participam altos executivos. Essas reuniões ocorrem no âmbito do comitê ESG, que abrange a região da América Latina. Vale ressaltar que outras regiões também contam com seus próprios comitês.
Conheça a Whirlpool
A Whirlpool Corporation no Brasil é uma empresa líder na produção de eletrodomésticos para lavanderia e cozinha, presente no país com marcas bastante conhecidas como Brastemp, KitchenAid, Consul, B.blend, Compra Certa, entre outros.
No Brasil, a empresa conta com quatro unidades, três fábricas situadas em Joinville, Manaus e Rio Claro, e um centro administrativo situado em São Paulo. Além disso, são quatro centros de tecnologias, três centros de distribuição e 23 laboratórios onde atuam mais de 11 mil colaboradores, empenhados no desafio de traduzir as necessidades dos consumidores em questões de serviços e produtos sustentáveis inovadores e únicos.