1. Início
  2. / Indústria
  3. / Descoberta a gema mais cara do mundo: 3 milhões de dólares por quilate! Jadeíte supera o valor do diamante vermelho e é considerada a mais bonita do universo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Descoberta a gema mais cara do mundo: 3 milhões de dólares por quilate! Jadeíte supera o valor do diamante vermelho e é considerada a mais bonita do universo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/05/2024 às 07:10
Descoberta a gema mais cara do mundo: 3 milhões de dólares por quilate! Jadeíte supera o valor do diamante vermelho e é considerada a mais bonita do universo
Foto: Jadeíte/Dall-e

Jadeíte: a gema mais valiosa e bonita do mundo. Descubra a história da pedra preciosa mais cara do planeta.

Quando falamos de gemas, estamos nos referindo a minerais considerados apropriados para fins estéticos. A beleza de uma gema, que inclui sua qualidade, pureza, brilho, cor e corte (lapidação), juntamente com a raridade do mineral e sua demanda no mercado, são aspectos essenciais para determinar seu valor. Hoje, vamos falar sobre a jadeíte, a gema mais cara do mundo.

Jadeíte: Gema mais valiosa do mundo custa 3 milhões de dólares por quilate

A Jadeíte é considera por especialistas a gema mais cara do mundo, com um preço médio por quilate que chega perto dos 3 milhões de dólares americanos. A origem dessa pedra situa-se entre a Califórnia e a Guatemala, sendo que uma joia de apenas 0,5 milímetros desta pedra foi comprada em um leilão por 9,3 milhões de dólares.

Esta variedade branco-esverdeada de piroxênio, bastante translúcida e com textura fibrosa, é encontrada em lugares como a Birmânia, Tibete e algumas partes da China e da Guatemala.

A variedade mais valorizada da Jadeíta recebe o nome de Jade Imperial Green, com uma impressionante cor verde esmeralda e altíssima translucidez que justificam seu valor. Jadeíte é um mineral de piroxênio e um dos dois tipos de jade puro.

O outro é conhecido como jade nefrita. A Jadeíte é a gema mais cara do mundo e a forma mais valiosa é um verde esmeralda impressionante e até conhecido como Jadeíte imperial.

Como surgiu a gema mais valiosa do mundo?

A história da Jadeíte remonta a vários milhares de anos, quando foi usada pela primeira vez para fabricar armas e ferramentas devido à sua resistência. Ela era muito valorizada pelos maias e astecas, na verdade o nome jade se origina do espanhol piedra de ijada, que significa pedra para a dor no lado.

Foi assim nomeado depois que os exploradores espanhóis notaram nativos da América Central segurando pedaços de jade em seus lados para curar doenças.

Em chinês, o jade é conhecido como “yu”, que significa “celestial” ou “imperial”. Desta forma, é considerada a joia imperial na cultura chinesa. Na China, a gema mais valiosa do mundo foi encontrada nos túmulos dos reis Shang.

A Jadeíte pode ser distinguida de outros materiais semelhantes, como a nefrita, por sua dureza e densidade. Há muitos outros materiais vendidos de forma fraudulenta como jadeíta e é difícil de identificar pela aparência externa.

O método mais confiável de identificar a gema mais cara do mundo de outras substâncias é testando sua gravidade específica. Um teste simples para distinguir a Jadeíta é o teste do carrilhão, visto que a nefrita emite um tom musical quando é tocada, enquanto a jadeíta não.

Diferenciais da Jadeíte 

A gema mais valiosa do mundo varia em cores. Ocorre nas cores verde, branco, laranja, amarelo, lavanda, cinza e preto. A forma mais pura da jadeíta é a branca e, assim como outras gemas coloridas, as cores são resultados de impurezas. A jadeíta mais valorizada é um verde esmeralda vívido e translúcido.

O brilho da jadeíta varia de opaco a oleoso quando polido. Afirma-se que a nefrita geralmente tem um brilho vítreo, enquanto a jadeíte exibe mais frequentemente um brilho oleoso ou ceroso. A Jadeíte mais valiosa é a translúcida. A distribuição de cores desigual muitas vezes pode ser confundida com inclusões. Jadeíte é extremamente versátil e pode ser esculpida em formas extremamente intrincadas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x