1. Início
  2. / Economia
  3. / Deputado cria PL com regras para a circulação de bicicletas, motos elétricas e scooters no Brasil
Tempo de leitura 4 min de leitura

Deputado cria PL com regras para a circulação de bicicletas, motos elétricas e scooters no Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/10/2021 às 10:43
Deputado - PL - ciclomotores - motos elétricas - scooters
Avenida Beira-Mar Norte é um dos pontos de Florianópolis em que é mais comum ver os veículos em ação(Foto: Leo Munhoz/NSC)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Pensando em diminuir os empasses gerados pela falta de regulamentação, o deputado federal, Da Vitória, desenvolveu um PL com regras voltadas para a circulação de bicicletas, motos elétricas e scooters

O deputado federal, Da Vitória, apresentou um projeto de lei (PL) que propõe regras para a circulação de bicicletas, motos elétricas e scooters nas cidades brasileiras. O texto apresentado pelo deputado estabelece velocidades e as condições que os pilotos devem seguir para utilizar os veículos de duas rodas nas vias, calçadas e ciclofaixas. De acordo com o PL, as regras de uso desses veículos nas vias fica a dever dos municípios, desde que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h na pista de rolamento, 6 km/h nas áreas de circulação de pedestres e 25 km/h nas ciclovias.

Leia também

PL afirma que falta de regulamentação está criando dificuldades

Os municípios terão que efetuar o cadastro das motos elétricas e scooters acima de 0,5 Kw e somente pessoas maiores de 16 anos poderão pilotar os veículos. Já para os condutores ficam estabelecidas normas de segurança como a obrigatoriedade de ter no veículo campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, além de indicador de velocidade.

Os condutores que não cumprirem as normas de direção e de equipamentos obrigatórios, do projeto de lei do deputado, ficarão sujeitos á multa. O deputado destaca no PL que a falta de regulamentação para motos elétricas, scooters e bicicletas está criando diversos entraves para a utilização destes meios de transporte, que são pequenos deslocamentos com cicloelétricos nas áreas rurais, urbanas e também a fiscalização de autoridades.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

De acordo com o deputado, atualmente o país conta com o modal dos cicloelétricos como uma ótima opção de uso para aqueles que pretendem se deslocar em curtas distâncias.

Entretanto, vem sendo impedida e dificultada a sua utilização pelo poder público, seja pelo excesso de burocratização ou equiparação equivocada com ciclomotores como estabelecido hoje do CTB, na contramão dos conceitos de sustentabilidade e princípios da política de mobilidade brasileira. O deputado afirma ter construído a proposta, após dialogar com um grupo de usuários de Grande Vitória.

Procura por motos elétricas e scooters cresce no país

O Mercado Livre realizou uma pesquisa que comparou os meses de maio de 2020 com o mês de maio deste ano. A pesquisa apontou que o volume de contato para importar motos elétricas e scooters subiu em 1.198%.

A segunda categoria que mais apresentou crescimento no setor de motos elétricas novas, com 117%, foi a de 200 cilindradas. As de 150 cilindradas chegaram a crescer em 107% e as de 250 cilindradas tiveram uma alta de 97%.

Vantagens dos veículos elétricos de duas rodas

As motos elétricas e Scooters, embora sejam mais caras que as de combustão, trazem vários benefícios aos consumidores e também ao meio ambiente, como a zero emissão de poluentes.

As eletrificadas são bem mais silenciosas em comparação com as de combustão, o que também contribui com a redução na poluição sonora. Um ponto vantajoso que difere as motos elétricas e scooters das motos comuns, é o seu motor elétrico, que não demanda tantas manutenções por conta da sua quantidade de peças, que é bem menor. Em comparação aos tipos de motos, as elétricas tendem a trazer uma maior economia, pois o gasto em energia é menor se comparada ao uso de gasolina.  

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos