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Demanda do Frete marítimo brasileiro aumenta com a forte demanda das commodities da China

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/10/2020 às 11:18
Frete marítimo - commodities - China
Navio cargueiro

O mercado de commodities entrou no quarto trimestre em alta, com a taxa de frete marítimo do Brasil para a China em alta neste ano, uma vez que a demanda por minério de ferro da China continua a crescer.

Apesar dos feriados em curso na China e na maior parte do norte da Ásia, o mercado de commodities  estendeu sua operação firme em muitas das rotas ativas de minério de ferro junto ao frete marítimo brasileiro.

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Frete marítimo em alta em decorrência das importações de minério de ferro da China do Brasil

As importações de minério de ferro da China do Brasil aumentaram 15% no mês a mês, para 23,5 milhões de toneladas em agosto, mostraram os dados mais recentes da Administração Geral das Alfândegas. Este é o maior volume de minério de ferro brasileiro importado pela China até agora em 2020, mostram os dados.

A China normalmente vê o pico das importações de minério de ferro do Brasil na segunda metade do ano. O aumento das importações ajudou a aumentar a demanda por tonelada-milha nos navios commodities.

A demanda tonelada-milha é calculada multiplicando o volume movido em toneladas métricas pela distância percorrida em milhas junto ao frete marítimo. Cobrir uma distância maior implica em menor disponibilidade de navios, mesmo que o tamanho total da frota permaneça o mesmo ou, ao contrário, compensa o aumento da oferta de tonelagem.

Perspectivas otimistas de curto prazo

“Até agora, o mercado ainda é promissor, e o desempenho do quarto trimestre das commodities depende principalmente da demanda do frete marítimo do Brasil”, disse uma fonte de fretamento com uma siderúrgica chinesa.

Mineradora vale ainda não se manifestou a respeito da mudança no transporte do minério de ferro

Enquanto isso, a mineradora brasileira Vale não anunciou nenhuma mudança em sua orientação de produção de minério de ferro para 2020, que está na faixa de 310 milhões a 330 milhões de toneladas, apesar da paralisação das operações em sua planta de concentração de Viga em 24 de setembro, que impacta 11.000 mt / dia de produção de finos de minério de ferro.

A Vale precisaria exportar pelo menos 107 milhões de toneladas no quarto trimestre para cumprir sua meta para 2020. Como tal, os participantes do mercado esperam que o mercado atual do Brasil seja mais movimentado no último trimestre do que no terceiro trimestre.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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