O mercado de commodities entrou no quarto trimestre em alta, com a taxa de frete marítimo do Brasil para a China em alta neste ano, uma vez que a demanda por minério de ferro da China continua a crescer.
Apesar dos feriados em curso na China e na maior parte do norte da Ásia, o mercado de commodities estendeu sua operação firme em muitas das rotas ativas de minério de ferro junto ao frete marítimo brasileiro.
Leia também
- Funtrab está ofertando mais de 1.000 vagas de emprego para nível médio nesta segunda-feira
- Acordo firmado entre Braskem e Tecipar, evitará que mais de duas mil toneladas de resíduos plásticos sejam despejadas anualmente em SP
- Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) investirá R$ 90 milhões em projeto de usina de energia eólica e solar na Bahia
Frete marítimo em alta em decorrência das importações de minério de ferro da China do Brasil
As importações de minério de ferro da China do Brasil aumentaram 15% no mês a mês, para 23,5 milhões de toneladas em agosto, mostraram os dados mais recentes da Administração Geral das Alfândegas. Este é o maior volume de minério de ferro brasileiro importado pela China até agora em 2020, mostram os dados.
A China normalmente vê o pico das importações de minério de ferro do Brasil na segunda metade do ano. O aumento das importações ajudou a aumentar a demanda por tonelada-milha nos navios commodities.
-
Crise na indústria da cerveja: jovens da Geração Z rejeitam o álcool — mas as cervejarias já têm a solução para agradá-los
-
Petrobras investe US$ 278 milhões na construção de quatro navios da classe Handy no Estaleiro Rio Grande e projeta geração de 1,5 mil empregos até 2026
-
Tarifaço atinge o Paraná e indústria fecha fábrica enquanto promove demissões em massa em outra unidade
-
Fragatas da Classe Tamandaré: cada navio é capaz de gerar mais de 23 mil empregos no Brasil
A demanda tonelada-milha é calculada multiplicando o volume movido em toneladas métricas pela distância percorrida em milhas junto ao frete marítimo. Cobrir uma distância maior implica em menor disponibilidade de navios, mesmo que o tamanho total da frota permaneça o mesmo ou, ao contrário, compensa o aumento da oferta de tonelagem.
Perspectivas otimistas de curto prazo
“Até agora, o mercado ainda é promissor, e o desempenho do quarto trimestre das commodities depende principalmente da demanda do frete marítimo do Brasil”, disse uma fonte de fretamento com uma siderúrgica chinesa.
Mineradora vale ainda não se manifestou a respeito da mudança no transporte do minério de ferro
Enquanto isso, a mineradora brasileira Vale não anunciou nenhuma mudança em sua orientação de produção de minério de ferro para 2020, que está na faixa de 310 milhões a 330 milhões de toneladas, apesar da paralisação das operações em sua planta de concentração de Viga em 24 de setembro, que impacta 11.000 mt / dia de produção de finos de minério de ferro.
A Vale precisaria exportar pelo menos 107 milhões de toneladas no quarto trimestre para cumprir sua meta para 2020. Como tal, os participantes do mercado esperam que o mercado atual do Brasil seja mais movimentado no último trimestre do que no terceiro trimestre.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.