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Novo motor com 952 cv cabe dentro de uma mochila escolar, pesa meros 41 kg e pode mudar a indústria automotiva global!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 10/05/2024 às 23:44
Atualizado em 12/05/2024 às 08:47
Novo motor com 952 cv cabe dentro de uma mochila escolar, pesa meros 41 kg e pode mudar a indústria automotiva global!
Foto: Novo motor com 952 cv

Empresa britânica desenvolve novo motor elétrico que promete revolucionar a indústria automotiva. O motor conta com 952 cv e já inicia com a promessa de deixar os veículos da Tesla para trás.

Por muito tempo, aumentar a potência de um veículo na indústria automotiva significava adicionar mais cilindros, aumentar a cilindrada e utilizar turpocompressores. Contudo, na era dos motores elétricos, os avanços na potência não exigem a construção de motores maiores, mas sim o aprimoramento do eletromagnetismo. Recentemente, uma empresa inovou com o seu novo motor elétrico que esbanja 952 cavalos de potência pesando apenas 41 kg, uma jogada que promete superar a Tesla em desempenho.

Novo motor elétrico promete revolução na indústria automotiva com o seu peso de apenas 41 kg

A Helix, fabricante do Reino Unido, vem ganhando destaque com seus motores elétricos pequenos e leves, mas com potência impressionante. No caso do motor SPX177, por exemplo, é um motor com 952 cv gerados, ainda que o motor pese apenas 41 kg.

O novo motor foi desenvolvido para uma fabricante de hipercarros não revelada, mas que pode tranquilamente usar uma unidade em cada eixo. A versão de série do SPX177 terá 854 cavalos, de forma que o futuro carro elétrico possa alcançar os 1.700 cavalos sem nenhuma dificuldade.

Novo motor com 952 cv cabe dentro de uma mochila escolar, pesa meros 41 kg e pode mudar a indústria automotiva global!
Foto: Divulgação

O maior desafio na produção de um novo motor elétrico assim está no calor, que normalmente é gerado pela resistência dos materiais à eletricidade. A corrente elétrica é outro desafio, com 12 engenheiros se dedicando com computadores avançados para trazer um caminho a ser percorrido pelos elétricos com mais eficiência e menos barulho.

Além dos carros superesportivos, a tecnologia de novo motor com 952 cv da Helix pode ser facilmente utilizada em aviões híbridos. Enquanto aeronaves elétricas precisam desenvolver problemas com a bateria, os híbridos carregam células menores, que podem ser usadas em momentos pontuais do voo.

Helix também desenvolve protótipos inovadores com menos de 32 kg

Uma estratégia para economizar energia em voos é operar em altitudes mais elevadas, onde o ar mais rarefeito requer que as pás girem mais rápido para sustentar o avião. Neste contexto, o SPX242, outro motor da empresa, emerge como uma opção ideal.

Com 517 cavalos de potência e pesando apenas 31 kg, este motor elétrico não apenas oferece leveza, mas também incorpora uma configuração mecânica que permite ao motor a combustão operar como um gerador em um regime único e mais eficiente.

Atualmente, o SPX242 continua em fase de testes, e a Helix está otimista de que em breve será empregado em condições reais de voo.

Voltando ao motor de 952 cv, segundo Derek Jordanou-Bailey, engenheiro-chefe que já trabalhou antes nos propulsores V5 1.6 híbridos da Fórmula 1, o SPX177 é pequeno e pesa apenas 41 kg, incluindo o inversor de 13 kg.

É um motor trifásico 2x, de forma que sua corrente é compartilhada por dois inversores, uma abordagem necessária para atender às demandas de corrente de fase em tensões DC ‘normais’ desse nível de potência extremamente alta.

Novos motores elétricos surgem para mudar o rumo da indústria automotiva

Outro novo motor elétrico que vem causando impressão é o HPM-400, conhecido por sua excepcional potência e potencial para revolucionar a indústria. Desenvolvido pela empresa britânica Equipmake, este motor pesa apenas 40 kg, demonstrando o avanço significativo na redução do tamanho dos propulsores.

O HPM-400, que inclui um inversor de carboneto de silício pesando cerca de 10 kg, é capaz de fornecer 400 kW, equivalente a 544 cavalos de potência e 250 Nm de torque, alcançando até 20 mil RPM.

Este desempenho notável abre perspectivas empolgantes para sua aplicação em veículos, uma realidade que não parece tão distante, considerando que a Equipmake já oferece motores elétricos para uso em automóveis, incluindo caminhões e ônibus, em seu catálogo.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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