Carro popular da Citroën vem chamando a atenção no mercado de usados. O hatch compacto Citroën C3 faz 10,2 km/l e entrega ótimo desempenho e equipamentos, confira a melhor versão disponível no mercado de carros usados em 2024,
Comprar um carro 0 km no Brasil está cada vez mais difícil. Com os preços nas alturas e sem previsão de queda, os veículos usados se tornaram a escolha de muitos brasileiros que buscam economia sem abrir mão da qualidade. Entre os carros populares que estão chamando a atenção no mercado de seminovos, destaca-se o Citroën C3, um hatch compacto que pode ser encontrado por menos de R$ 25 mil e tem superado modelos mais recentes em custo-benefício. Neste artigo, você vai descobrir por que o Citroën C3 se tornou uma das opções mais atraentes para quem busca economia e desempenho no mercado automotivo.
Um pouco da história do carro popular da Citroën
O hatch compacto Citroën C3 chegou ao Brasil como nacional em 2003 visando se tornar o modelo mais barato da marca no mercado. Mesmo sendo o mais barato, o carro popular da Citroën já tinha uma alma de carro mais premium do que os concorrentes da época.
O Citroën C3 de primeira geração trazia apenas o motor 1.6 16V, presente até hoje nos modelos da Citroën, e duas versões de acabamento, GLX e Exclusive.
-
Quanto custa manter uma Fiat Toro 2025? Confira os valores considerando combustível, IPVA, peças e revisões
-
Baixo Custo! revolução nos elétricos: Ford lança nova plataforma e compara com o histórico Model T
-
Como o Hyundai Kona consegue fazer 18,4 km/l na cidade? Veja por que ele se destaca frente a Toyota Corolla Cross, Honda HR-V e Creta em consumo e tecnologia
-
Você pilotaria essa scooter Honda com 6 marchas, painel TFT, até 370 km de autonomia e carenagem feita de milho? Conheça o novo Honda X-ADV 2026
Ambas traziam alguns equipamentos raros e únicos para a categoria, como direção com assistência elétrica, painel digital e regulagem de profundidade do volante. A versão top de linha do carro popular da Citroën se diferenciava pelo acabamento em veludo, ABS e airbag duplo e apoio de braço para os ocupantes da frente.
Algum tempo depois a montadora francesa disponibilizou o motor 1.4 8V no hatch compacto, que vinha importado. A estratégia era aumentar a oferta de versões e abaixar um pouco do valor considerado caro para aumentar a demanda, contudo o preço só baixou de verdade em meados de 2005, com a fabricação do motor no Brasil.
Qual a melhor versão do carro da Citroën para comprar em 2024?
Neste artigo, destacamos a versão Citroën C3 GLX 1.4 2011, uma opção que impressiona pelo equilíbrio entre desempenho e economia. Equipado com um motor de 82 cavalos a 5.250 RPM e 12,6 kgfm de torque a 3.250 RPM, este hatch compacto vem com um câmbio manual de 5 marchas.
Seu desempenho é sólido, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 12 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 173 km/h. No consumo, ele faz 7,6 km/l com álcool e 10,2 km/l com gasolina na cidade, enquanto na estrada alcança 9,1 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina.
Sua autonomia urbana chega a 357 km com álcool e 479 km com gasolina, enquanto na estrada pode percorrer até 428 km com álcool e 583 km com gasolina.
Em termos de dimensões, o C3 GLX mede 3.850 mm de comprimento, 1.667 mm de largura, 1.519 mm de altura e possui 2.460 mm de distância entre-eixos.
Pesando 1.091 kg, ele oferece um porta-malas com capacidade de 305 litros. No quesito segurança, o modelo vem equipado com faróis de refletores duplos, repetidores laterais de luzes de direção, luz traseira de neblina e sistema de travamento. Além disso, conta com ar-condicionado, ajuste de volante em profundidade, direção assistida, ajuste elétrico dos retrovisores e diversos outros itens de conforto.
O que notar na hora da compra do hatch compacto?
O motor 1.4 do carro popular da Citroën tem um bom desempenho e consumo, mas é alvo de críticas e queixas constantes por parte dos donos. O Citroen C3 de primeira geração tem Problemas crônicos da junta do cabeçote e podem desanimar quem buscam um modelo desse para a compra.
O câmbio AL4 é um assunto recorrente em fóruns e grupos de modelos da PSA. A polêmica do “troca ou não troca” o óleo da caixa, gera muitas dúvidas e consequentemente erros na manutenção de modelos com esse tipo de transmissão.
TA ERRADO MEU AMIGO , EU TENHO C3 DESDE 2009. E SUA AUTINOMIA É MUITO MELHOR DESTA QUE VC RELATA.
É UM CARRO EXELENTE EM TODOS ASPECTOS.
Corre desse modelo o mais longe que puder, vai por mim.
Tenho um C3 2011e desde zero comigo, problemas recorrentes são normais, esses na caixa e junta do cabeçote nunca foram problemas, já troquei a junta pelo tempo mesmo e os cabos do câmbio por ter se desgastados, parte elétrica muito bom e no meu tudo funciona perfeitamente como de zero.