Aumento expressivo nas vendas de carros elétricos no primeiro trimestre de 2023
O mercado de carros elétricos no Brasil tem demonstrado um crescimento impressionante nos últimos meses, com recordes de vendas e aumento da frota circulante. Apenas em março de 2023, foram emplacadas 5.989 unidades de veículos leves eletrificados, um aumento de 55,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
No primeiro trimestre de 2023, foram vendidos 14.787 veículos elétricos leves, um aumento de 50% em comparação ao primeiro trimestre de 2022. Esses números confirmam a tendência de crescimento do setor no Brasil.
Impacto dos carros elétricos na matriz energética brasileira
Apesar do crescimento expressivo, especialistas acreditam que o aumento nas vendas de carros elétricos não causará um impacto significativo na matriz energética nacional.
-
Dicas para evitar acidentes de carro em cruzamentos congestionados
-
Novo SUV brasileiro é mais potente que Toyota Corolla Cross, mais barato que um mini SUV, faz 705 km com um único tanque e promete fazer inveja ao Hyundai Kona e Kia Niro
-
Toyota Yaris Cross: novo mini SUV mais barato do Brasil, chega ao mercado em outubro fazendo 32 km/l, com nota máxima em segurança no ASEAN NCAP e surpreende consumidores
-
Nova Toyota Hilux 2027 surpreende com motor híbrido turbodiesel de 204 cv, câmbio de 8 marchas e pacote Adas completo: o que muda no visual, interior e tecnologia?
Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para o setor da eletromobilidade, afirma que não há motivos para preocupações, já que a demanda de energia elétrica do país ainda estaria dentro da capacidade de produção energética disponível.
O crescimento dos veículos híbridos e a eletrificação no Brasil
Outro segmento que tem impulsionado o mercado de veículos eletrificados no Brasil são os veículos híbridos não plug-in (HEV), especialmente os modelos flex movidos a etanol. Em março de 2023, foram emplacadas 3.230 unidades de veículos leves HEV, sendo 2.272 híbridos flex (a etanol) e 958 híbridos a gasolina. Esse cenário é extremamente positivo para a diminuição do impacto dos veículos a combustão no meio ambiente.
Ricardo David acredita que os híbridos movidos a eletricidade e etanol ganharão cada vez mais popularidade no Brasil, principalmente por serem uma alternativa sustentável e com pouco impacto ambiental, além de serem modelos de transição ideais para um futuro 100% elétrico no país.
Para ampliar ainda mais o crescimento do setor de carros elétricos, David destaca a importância de um planejamento nacional e de um marco para a eletrificação no Brasil. Ele ressalta a necessidade de montadoras buscarem soluções para a eletrificação, o aumento de frotas elétricas nas empresas e a melhoria estrutural de recarga.
O mercado de carros elétricos no Brasil vem crescendo significativamente, com um aumento expressivo nas vendas no primeiro trimestre de 2023. Apesar disso, especialistas afirmam que o impacto na matriz energética nacional ainda é limitado e que o setor tem espaço para continuar a crescer. O avanço dos veículos híbridos e a eletrificação no país são aspectos fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável, exigindo planejamento e
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.