Uma má notícia para quem espera receber sua encomenda transportada pelos Correios em abril: servidores da empresa anunciaram uma paralisação para o próximo mês. Leia a matéria e entenda o motivo da paralisação que pode afetar a vida dos cidadãos que precisam dos serviços da empresa pública.
De acordo com informações do portal “G1”, essa paralisação dos servidores que atuam nos Correios acontece porque eles estão reivindicando melhorias em suas condições de trabalho e também a convocação urgente de um concurso público para aumentar o quadro de funcionários na empresa pública.
Ainda conforme o site citado, essa paralisação foi confirmada depois de uma reunião entre os integrantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (FENTECT). Na ocasião, foi destacada a crescente demanda por serviços postais e a necessidade de ajustes na estatal para acompanhar as mudanças do mercado.
O que pedem os funcionários dos Correios
Conforme as informações, a principal queixa dos servidores dos Correios é que eles querem um ambiente de trabalho mais seguro. Além disso, eles também pedem um ambiente mais justo, o que inclui a manutenção do adicional de periculosidade para os motociclistas.
- O mito da estabilidade! Metade das pessoas na faixa dos 50 anos devem perder seus empregos! Somente 10% voltarão a fazer o mesmo que antes
- iPhone 14 Pro Max por R$ 800: Receita Federal anunciou o último leilão do ano com preços incríveis; confira
- Petrobras tem plano ambicioso de ter 15 NOVAS plataformas para gerar empregos e se consolidar como uma das maiores petroleiras do mundo
- Você sabia? Lei proíbe transporte remunerado de passageiros em MOTOS e pode render MULTAS de R$ 4 mil!
Não satisfeitos, esses servidores, ao anunciarem a paralisação, também expressaram preocupação quanto ao redimensionamento dos distritos. Isso acontece porque eles temem uma sobrecarga de trabalho e redução de postos.
Com o descontentamento público, os Correios têm salientado que estão abertos ao diálogo com seus servidores, evitando, assim, que eles realmente paralisem suas atividades. Recentemente, inclusive, a empresa pública fechou um acordo coletivo com seus servidores e, na ocasião, recuperou mais de 40 cláusulas extintas e ainda promoveu um aumento salarial significativo para parte dos colaboradores. Isso, sem que houvesse uma intervenção judicial.
Concurso dos Correios está próximo
Assim como vem publicando o Click Petróleo e Gás, a realização do concurso dos Correios se aproxima. Hoje, já está em andamento uma medida que visa organizar o certame e, desta forma, suprir as necessidades de pessoal e melhorar a qualidade do serviço.
Conforme publicado recentemente, a expectativa é que o concurso dos Correios tenha muitas vagas, tanto para pessoas que concluíram o ensino superior quanto para aquelas que terminaram o ensino médio.
Esse certame é aguardado tanto pelos concurseiros quanto pelos servidores dos Correios. Isso acontece porque, nos últimos anos, houve uma redução de 127 mil para 80 mil colaboradores, fazendo com que os que continuaram na empresa acusassem uma sobrecarga de trabalho.