1. Início
  2. / Economia
  3. / Correios, ApexBrasil e Shopee se unem para expandir mercado brasileiro no Sudeste Asiático em parceria inédita 
Tempo de leitura 3 min de leitura

Correios, ApexBrasil e Shopee se unem para expandir mercado brasileiro no Sudeste Asiático em parceria inédita 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 31/07/2023 às 11:05
Correios, ApexBrasil e Shopee se unem para expandir mercado brasileiro no Sudeste Asiático em nova parceria inédita 
Foto: Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Correios, ApexBrasil e Shopee fecham parceria com foco em ampliar o comércio eletrônico brasileiro para diversos países do Sudeste Asiático.

Os Correios, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Shopee, uma das maiores empresas de comércio eletrônico, se uniram em uma parceria estratégica para alavancar a exportação de produtos brasileiros para países do Sudeste Asiático.

Através da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), as três instituições atuarão em parceria para expandir e promover as vendas de empresas do país em mercados do Sudeste Asiático como Indonésia, Filipinas, Malásia, Taiwan, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Acordo entre Correios, Shopee e ApexBrasil prevê várias iniciativas

Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, afirma que esta parceria com a Shopee e ApexBrasil será essencial para abrir novos horizontes às pequenas e micro empresas do país, possibilitando que as mesmas acessem o mercado do sudeste asiático com o apoio logístico da empresa postal.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O executivo ressalta que esta parceria impulsionará o desenvolvimento de outras soluções inovadoras, ainda mais sintonizadas com as tendências do e-commerce cross border, em constante evolução. Afinal, é isso que os Correios têm entregado ao longo de seus 54 anos de existência: serviços e produtos alinhados com as demandas da sociedade.

O acordo entre os Correios, Shopee e ApexBrasil prevê ações como webinars de sensibilização e treinamento para empresas sobre marketplaces internacionais, adequação e suporte estratégico na plataforma Shopee e assistência personalizada dos Correios na logística de envio e distribuição através do Exporta Fácil.

A formalização do memorando acontecerá durante a 4ª edição do E-xport Meeting, encontro tradicional promovido pela ApexBrasil voltado à internacionalização das empresas brasileiras através do comércio eletrônico.

Parceria foca na melhor inserção do país no mercado do Sudeste Asiático

A parceria incluirá a realização de um projeto piloto crossborder voltado a empresas brasileiras interessadas em exportar para Singapura, no Sudeste Asiático. Neste projeto, até 10 empresas com potencial exportador serão selecionadas, e o processo de exportação terá início já no segundo semestre de 2023.

O foco é mapear as principais dificuldades na venda de produtos brasileiros na região e identificar as melhores oportunidades de atuação através do comércio eletrônico, com vista em facilitar o acesso de mercadorias brasileiras a Singapura e expandir o número de empresas atendidas.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, enfatiza a importância dessa parceria para uma melhor inserção do país no mercado global de comércio eletrônico, principalmente no Sudeste Asiático, que apresenta um potencial alto de crescimento nos últimos anos.

A ApexBrasil tem como objetivo qualificar as empresas do país e expandir sua competitividade para ampliar sua presença no exterior, e a parceria com a Shopee e os Correios é um passo importante nesse sentido. Felipe Lima, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios na Shopee, acredita que a parceria inédita trará grandes oportunidades para empreendedores brasileiros expandirem seus negócios internacionalmente.

A companhia já conta com experiência de transformar vendedores em histórias de sucesso e, com essa colaboração, os empreendedores brasileiros poderão aproveitar o mercado promissor do Sudeste Asiático.

Exportações do Brasil atingem US$ 26,6 bilhões em 2022

Com a parceria entre os Correios, ApexBrasil e a Shopee, a expectativa é que os produtos brasileiros conquistem novos mercados no Sudeste Asiático, alavancando o comércio internacional e consolidando a presença do país no exterior.

A parceria representa uma oportunidade estratégica para as empresas brasileiras aproveitarem o crescente interesse dos consumidores da região asiática pelos produtos brasileiros de qualidade.

O setor externo continua apresentando comportamento resiliente apesar das incertezas e turbulências externas e internas. O saldo comercial em dezembro do último ano foi de US$ 4,8 bilhões, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O valor das exportações atingiu US$ 26,6 bilhões, enquanto as importações totalizaram US$ 21,9 bilhões.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos