1. Início
  2. / Indústria
  3. / Contaminados em Santa Catarina pelo coronavírus cresce; setores portuários e de construção naval buscam se adequar à nova realidade
Localização SC Tempo de leitura 3 min de leitura

Contaminados em Santa Catarina pelo coronavírus cresce; setores portuários e de construção naval buscam se adequar à nova realidade

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 25/03/2020 às 17:14
Contaminados em SC pelo coronavírus cresce; setores portuários e de construção naval buscam se adequar à nova realidade
Contaminados em SC pelo coronavírus cresce; setores portuários e de construção naval buscam se adequar à nova realidade

O isolamento social em Santa Catarina foi prorrogado por mais sete dias, setores portuários e de construção naval buscam se adequar à nova realidade

Os setores portuários e de construção naval começam a tomar novas medias mediante a pandemia ao novo Coronavírus que segue se alastrando por Santa Catarina, cujo até segunda-feira (23) obteve 86 casos confirmados e 410 suspeitos no estado. Estivadores clamam por medidas urgentes sobre a pandemia do coronavírus no Porto de Santos

Leia também

Confira abaixo as novas ações tomadas para o combate do coronavírus no polo naval de Itajaí e região:

Seguindo as determinações do governo estadual, os dois maiores estaleiros  de construção naval em Santa Catarina, o Detroit e Navship, reduziram consideravelmente seus quadros de funcionários para 50%.

Estão sendo concedidas férias aos funcionários ligados a linha de produção. Para os funcionários da área administrativa, além das férias, foram indicados as atividades home office no Estaleiro Detroit.

Foi autorizado na segunda, a travessia de veículos via balsa pela Ferry-Boat entre Itajaí e Navegantes desde que, os passageiros não saiam do carro durante o trajeto. Já Pedestres, ciclistas e motociclistas continuam restritos com exceção dos profissionais das atividades consideradas essenciais pelo governo, como por exemplo segurança e saúde.

A Marinha Mercante prorrogou no último dia 19 de março através da Portaria Nº 85, em até 120 dias a validade de todas as licenças e certificados com vencimento até 31 de julho de 2020 dos profissionais aquaviários em todo o território nacional.

O adiamento também está válido para as embarcações, que poderão postergar suas vistorias anuais, intermediárias e de renovação dos certificados que seriam realizados até 31 de julho.

Para que haja a continuidade do abastecimento de suprimentos primordiais à população e ao mesmo tempo frear o impacto do coronavírus na economia, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários,  informou que devem prosseguir todas as operações portuárias e de cabotagem ao longo da costa brasileira.

A Portonave e o Porto de Itajaí continuam com suas operações, com todas as escalas de navios mantidas. Ambos os portos informaram em seus meios de comunicação que já se encontram munidos de um plano de contenção contra o vírus e que todas as determinações da ANVISA estão sendo seguidas.

O complexo Portuário de Itajaí e Navegantes também mantém em execução a bateria de testes da nova bacia de evolução, já com previsão para abril e maio da entrada de navios acima de 306 metros.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos