1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Consumo de gás natural quadruplica no Mato Grosso do Sul após expansão imobiliária
Localização MS, MT Tempo de leitura 3 min de leitura

Consumo de gás natural quadruplica no Mato Grosso do Sul após expansão imobiliária

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 14/03/2023 às 19:29
Atualizado em 15/03/2023 às 01:04
Consumo de gás natural
Consumo de gás natural (foto/divulgação)

Na última década, o estado do Mato Grosso do Sul quadruplicou o consumo de gás natural na região, onde entre 2014 e 2022 houve um aumento de 386%, conforme o MSGÁS.

Somente em 2022, 14.524 serviços foram registrados, consumo de gás natural, em comparação com 2.985 há quase uma década atrás. A procura cresce com a expansão do mercado imobiliário, pois o gás natural está presente na maioria dos condomínios verticais e horizontais.

O gás natural é uma fonte de energia limpa e segura que apresenta muitas vantagens em relação a outras fontes de energia. O combustível é transportado por dutos subterrâneos, o que reduz o risco de vazamentos e explosões. Além disso, é mais leve que o ar, o que significa que, em caso de derramamento, se espalha rapidamente e minimiza o risco para os moradores.

Distribuidora de Gás Natural neutraliza emissões de carbono e recebe certificado

A SCGÁS, distribuidora catarinense de gás natural, acaba de receber o certificado de carbono neutro da Climate Neutral (CNG), consultoria internacional especializada em sustentabilidade e mudanças climáticas. A certificação atesta que a empresa reduziu com sucesso as emissões de gases de efeito estufa e compensou as emissões remanescentes por meio da compra de créditos de carbono.

Segundo a SCGÁS, a neutralização das emissões de carbono é uma das ações da empresa para cumprir seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Além disso, as concessionárias estão investindo em programas de eficiência energética e fontes de energia renováveis ​​para minimizar seu impacto ambiental.

A SCGÁS é a primeira distribuidora de gás natural do Brasil a ser certificada como carbono neutro. A iniciativa da empresa segue uma tendência mundial de empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental e adotar práticas mais sustentáveis.

Segundo a CNG, neutralizar as emissões de carbono é uma ferramenta importante para as empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental. A empresa de consultoria presta serviços de consultoria e auditoria para empresas que buscam implementar práticas mais sustentáveis ​​e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Gás Natural pode receber investimento mundial

Se o custo for o mais baixo custo da energia, o Banco Mundial pode estar aberto a financiar projetos de gás natural em Moçambique para garantir o acesso a mais energia.

Em 2017, o Banco Mundial disse que pararia de financiar petróleo e gás upstream após 2019. Mas o grupo observou que, em casos excepcionais, consideraria o financiamento de gás upstream em países mais pobres que têm claras vantagens no acesso à energia para atender aos pobres, um projeto que está em linha com os compromissos dos países do Acordo de Paris.

Grandes companhias petrolíferas internacionais têm vários projetos offshore em Moçambique, onde grandes descobertas de gás foram feitas nos últimos anos. O gás natural liquefeito (GNL) da África é uma das opções da UE para substituir o fornecimento de gasodutos russos.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos