1. Início
  2. / Economia
  3. / Consultoria lidera iniciativa para testar semana de trabalho de quatro dias no Brasil
Tempo de leitura 2 min de leitura

Consultoria lidera iniciativa para testar semana de trabalho de quatro dias no Brasil

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 12/05/2023 às 14:56
semana de trabalho de quatro dias no Brasil
foto/divulgação

A consultoria Reconnect, especialista em “felicidade no trabalho”, lidera a iniciativa em parceria com a organização não governamental (ONG) 4 Day Week, que defende a redução do número de dias úteis da semana de trabalho.

A 4 Day Week tem como objetivo estabelecer acordos com empresas do mundo todo para implementar esse modelo em regime de teste. A metodologia utilizada por eles é chamada de 100-80-100: 100% do salário, 80% da jornada (quatro dias em vez de cinco) e 100% da produtividade. A ideia é reduzir a quantidade de dias da semana de trabalho sem perda de produtividade, permitindo que os funcionários tenham mais tempo para se dedicar à vida pessoal.

Testes anteriores realizados em outros países apresentaram resultados positivos. No Reino Unido, mais de 90% das empresas participantes permaneceram com a redução da jornada semanal. Já na Islândia, 86% da força de trabalho tem direito à jornada de quatro dias por semana.

No Brasil, a Reconnect pretende realizar um teste de seis meses

As primeiras etapas, que visam elaborar a metodologia que será utilizada no país, começam em junho. Caso o modelo prove ser eficaz, a economia terá a oportunidade de testar uma nova abordagem no mercado de trabalho.

Algumas empresas independentes no Brasil já buscam implementar a semana de trabalho reduzida. Um exemplo é a empresa de software paulista Novahaus e a carioca Humanare, de recursos humanos. As empresas interessadas em testar o modelo de semana de trabalho de quatro dias podem entrar em contato com a Reconnect ou a 4 Day Week. Para esse fim, está previsto o lançamento de um formulário específico para cadastro na iniciativa ainda este mês.

A iniciativa é importante porque as jornadas de trabalho excessivas podem prejudicar a saúde física e mental dos trabalhadores

Estudos têm mostrado que a jornada de trabalho reduzida pode beneficiar os trabalhadores, aumentando sua qualidade de vida, e as empresas, já que a redução do tempo de trabalho se traduz em maior engajamento, comprometimento e produtividade dos funcionários.

Embora algumas empresas no Brasil já estejam buscando implementar a semana de trabalho reduzida por conta própria, iniciativas como esta podem ajudar a criar um ambiente mais favorável para a adoção do modelo nos locais de trabalho em todo o país. Isso pode ter repercussões positivas para toda a sociedade, incluindo um mercado de trabalho mais saudável e equilibrado, com menos estresse e mais bem-estar para os trabalhadores.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos