1. Início
  2. / Construção
  3. / Construção: início das obras da Ponte do Xingu na BR-230 no Pará, um marco na Transamazônica, com investimentos acima de 300 milhões de reais
Localização PA Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Construção: início das obras da Ponte do Xingu na BR-230 no Pará, um marco na Transamazônica, com investimentos acima de 300 milhões de reais

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 07/01/2024 às 16:31
Construção: início das obras da Ponte do Xingu na BR-230 no Pará, um marco na Transamazônica, com investimentos acima de 300 milhões de reais
Foto: Divulgação/Projeto Ponte do Xingu

As obras da Ponte do Xingu, uma construção crucial para a Transamazônica, foram oficialmente iniciadas. Este projeto representa um avanço significativo na infraestrutura de transporte na região, conectando Anapu a Vitória do Xingu, no Pará.

A ponte do Xingu, localizada estrategicamente perto da usina de Belo Monte, é uma obra fundamental para a região do Pará, ligando Anapu a Vitória do Xingu. Com 700 metros de extensão total e um vão livre estaiado de 424 metros, a ponte facilitará o transporte de pessoas, cargas e equipamentos, substituindo o atual sistema de balsas e melhorando significativamente a logística na área.

As atividades de construção começaram no final de 2023, com a movimentação inicial de terra. O projeto da ponte, que é estaiada, apresenta um design arquitetônico inovador, com dois mastros localizados nos extremos da estrutura, de onde partem os cabos de aço que suportam a seção central.

Detalhes da construção

O design da Ponte do Xingu é comparável à Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no Paraguai. As diferenças principais estão no design arquitetônico dos mastros e na parte estrutural. A ponte é projetada para manter a navegabilidade do Rio Xingu e conta com uma profundidade significativa do rio, tornando inviável a construção de pilares no vão central.

As obras incluem etapas como terra planagem, escavação, carga e transporte de materiais, e compactação. A supervisão das obras está a cargo do consórcio STE Encon. Até o momento, aproximadamente 1,88% das obras foram concluídas.

Investimento e reajustes

Inicialmente orçada em R$ 289,9 milhões, a obra sofreu reajustes, elevando o custo total para cerca de R$ 379 milhões. Estes reajustes são comuns em grandes projetos de infraestrutura, devido a mudanças no projeto durante a execução.

A construção da Ponte do Xingu é um marco para a infraestrutura de transporte na região amazônica. Sua conclusão trará benefícios significativos em termos de mobilidade e desenvolvimento econômico, impactando positivamente a vida das comunidades locais e de todos que dependem da Transamazônica para transporte e comércio. Este projeto é um exemplo de como investimentos estratégicos em infraestrutura podem transformar regiões, promovendo crescimento e desenvolvimento sustentável.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x