ANP concede autorização e consórcio Cabiúnas 1, dono do duto de gás Rota 2 ampliará sua capacidade para 20 milhões de m³/dia.
Na última segunda-feira (01/07), a Agência Nacional de Petróleo (ANP) atendeu ao pedido do Consórcio Cabiúnas 1, dono do gasoduto Rota 2, e concedeu autorização para aumentar de 16 milhões para 20 milhões de m³/dia a capacidade de escoamento do gás natural de campos do pré-sal para a unidade de processamento de Cabiúnas, em Macaé (RJ).
Em Operação, desde 2016, o gasoduto Rota 2 é o elo de ligação para escoamento do gás natural das plataformas dos campos do pré-sal, sendo o maior deles o campo de Lula.
- Hapvida abre processo seletivo com 800 vagas de emprego para enfermeiros, eletricista, porteiro, ajudantes de cozinha, nutricionista, recepcionista, auxiliar de almoxarifado, técnico de enfermagem e muitos outros em diferentes estados
- Mais forte que Hilux? Mitsubishi Triton é um tanque de guerra: 205 cv e 47,9 kgfm de respeito!
- Quais os carros com correia dentada banhada a óleo que estão dando dor de cabeça para motoristas no Brasil?
- Você sabia? Lei proíbe transporte remunerado de passageiros em MOTOS e pode render MULTAS de R$ 4 mil!
O gasoduto tem 382 quilômetros de extensão e se inicia na área do pré-sal da Bacia de Santos, segue até a Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTGCAB), em operação na cidade fluminense de Macaé, onde o gás é processado e distribuído.
De propriedade da Petrobras, Shell, Petrogal e Repsol Sinopec, o gasoduto Rota 2 tem 24 polegadas de diâmetro (cerca de 61 centímetros) e sua capacidade anterior era de escoar até 16 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.
Projeto de novos dutos
Durante durante a OTC 2019, em Hoston, o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, declarou que a Petrobras estuda construir mais redes de gasodutos, que serão chamados de Rota 4, 5 e 6.
As rotas serviriam para ajudar no escoamento do gás natural produzido no Pré-sal da Bacia de Santos, hoje a Petrobras tem a Rota 1, 2 e 3.
Os novos dutos tem capacidade de escoarem até 45 milhões de m3 por dia de gás natural e segundo o estudo inicial teriam 515 Km de extensão.